quinta-feira, 1 de outubro de 2020

OS IDOSOS SÃO LIVROS ABERTOS

Dia Internacional do Idoso


É por demais sabido que os idosos são cada vez mais. Os avanços da medicina e da cirurgia, mais a qualidade de vida em crescendo, contribuem grandemente para que a esperança de vida cresça década após década. Contudo, é imperioso olhar para os homens e mulheres de idade avançada com redobrada atenção para que não caiam no desânimo nem se sintam abandonados pela sociedade. 
Os velhos não precisam de compaixão, mas de respeito, ou não fossem eles livros abertos e depositários de saberes acumulados, de experiências feitos, que serão riqueza para os mais novos se forem devidamente aproveitados. 
Eu sou um idoso e vivo feliz por isso. Todavia, sei que muitos da minha idade vivem tristes, esquecidos nos seus cantos, sem amor e sem familiares ou amigos com quem conversar, sem ocupações compatíveis com as suas capacidades e necessidades, sem paz e sem amor, desanimados e sem cuidados compatíveis com as suas carência. 
O Dia Internacional do Idoso pretende que, a nível global, se olhe com atenção para os mais velhos. E se ao menos neste dia pudermos dirigir um pensamento positivo, um olhar de ternura, uma palavra de carinho, um gesto de simpatia, um sorriso franco e uma saudação amiga aos idosos com quem nos cruzamos já estamos a dar um passo significativo no âmbito desta celebração.  Excelente dia para todos, são os meus votos.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário