quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Abel Resende - Fotógrafo


Abel da Silva Resende, fotógrafo, nasceu em Lisboa, neste dia, 20 de Agosto do ano 1901, com ascendentes próximos em Eixo. Radicou-se em Aveiro em 1949 e foi pioneiro em fixar na imagem os acontecimentos públicos mais salientes na vida citadina, como repórter fotográfico. Isto mesmo se lê no Calendário Histórico de Aveiro, da responsabilidade de António Christo e João Gonçalves Gaspar. 
Evoco-o porque o conheci nas minhas atividades jornalísticas e mesmo antes, ou não tivesse ele o seu estabelecimento na Av. Lourenço Peixinho, mesmo ao lado de familiar da minha Lita. Aliás, foi um seu empregado que fotografou a cerimónia do nosso casamento, em 1965.  
De poucas falas, durante os acontecimentos ou atos públicos, procurava sempre o melhor ângulo para os seus registos fotográficos, que depois vendia aos jornais e a quem os desejasse. 
A foto que ilustra este simples texto encontrei-a do Google e retrata bem o seu jeito de procurar a melhor posição para captar a visita do presidente Américo Tomás à nossa região. 

Sem comentários:

Enviar um comentário