«Velas ao vento! Realizou-se, ontem, mais uma edição da Grande Regata de Moliceiros, que, ligando a Torreira a Aveiro, reforçou a promoção da identidade regional e do turismo com base na memória das tradicionais embarcações.
Com um tempo na ordem de uma hora e cinco minutos, o vencedor foi o moliceiro “Zé Rito”, do arrais José Maria Vieira. Em 2.º lugar ficou “Ferreira Nunes”, de António Nunes, e o último lugar do pódio foi ocupado por “O Conquistador”, de Domingos Cunha.
Assinale-se ainda o 4.º lugar de “Um Sonho”, embarcação de José Lopes, e o 5.º do moliceiro da Câmara Municipal da Murtosa, sob o comando do mestre Jorge Vieira. A competição de 2020 foi disputada por dez grandes embarcações e por duas pequenas, sendo que apenas um barco não conseguiu chegar ao destino.
O jovem [de 27 anos] Bruno Dias, da Glória, em Aveiro, participou pela primeira vez na regata, como tripulante do vencedor “Zé Rito”. “Sempre engracei com isto dos moliceiros”, salientando que aproveitou a oportunidade que lhe surgiu para comprar uma destas embarcações. É um apreciador do carácter tradicional destes barcos e projecta horas de muito lazer a navegar.»
Texto e foto do Diário de Aveiro