terça-feira, 26 de maio de 2020

HELENA ROSETA EVOCA RIBEIRO TELES

Ribeiro Teles (Foto da rede global)

Em artigo de opinião, no PÚBLICO, Helena Roseta evoca, com ternura, a figura consensual de Gonçalo Ribeiro Teles, que hoje completa 98 anos. O texto, intitulado “O mais novo de todos nós”, recorda o homem que foi «o grande pioneiro português das causas que mobilizam milhões de jovens de todo o mundo». 
Helena Rosita, arquiteta e política desassombrada, sublinha que Gonçalo Ribeiro Teles foi «Capaz de aliar um profundo conhecimento e amor pela natureza aos seus ideais democráticos e de justiça social», ensinando-nos a todos «a importância de respeitar os equilíbrios físicos e biológicos dos territórios». Diz ainda que «Criou as bases dos conceitos de reserva agrícola e reserva ecológica nacionais, que considerava fundamentais para a salvaguarda da nossa independência». 
Esta minha curta nota visa apenas manifestar a admiração que sempre nutri pelo arquiteto paisagista Ribeiro Teles, um político que fez parte da Aliança Democrática, ao lado de Sá Carneiro e Freitas do Amaral, deixando marcas indeléveis da sua paixão pela natureza, neste recanto que se impôs ao mundo quase há nove séculos.

F. M. 

Sem comentários:

Enviar um comentário