quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

O Espírito Santo continuará com paciência


A Exortação Apostólica "Querida Amazónia" do Papa Francisco, que vem na sequência do Sínodo dos Bispos sobre a Amazónia, que decorreu em Roma, entre os dias 6 e 27 de outubro de 2019não abriu as portas à ordenação sacerdotal de homens casados  nem ao diaconado feminino, como era esperado e desejado. Os mais críticos acusam o Papa de ter cedido à pressão dos tradicionalistas. Foi pena. E o Espírito Santo continuará pacientemente à espera de novas portas para novas formas de evangelização...

Alguns sonhos do Papa 

Sonho com uma Amazónia que lute pelos direitos dos mais pobres, dos povos nativos, dos últimos, de modo que a sua voz seja ouvida e sua dignidade promovida.

Sonho com uma Amazónia que preserve a riqueza cultural que a carateriza e na qual brilha de maneira tão variada a beleza humana.

Sonho com uma Amazónia que guarde zelosamente a sedutora beleza natural que a adorna, a vida transbordante que enche os seus rios e as suas florestas.

Sonho com comunidades cristãs capazes de se devotar e encarnar de tal modo na Amazónia, que deem à Igreja rostos novos com traços amazónicos.


Não faltam apreciações à Exortação do Papa Francisco.  Pode ver aqui uma opinião. 

Sem comentários:

Enviar um comentário