terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Morreu George Steiner aos 90 anos


Morreu ontem, em Cambridge, George Steiner. Tinha 90 anos e foi um dos mais influentes intelectuais da segunda metade do século XX, conforme li no PÚBLICO. Crítico literário, professor, linguista, filósofo, ficcionista e melómano disse um dia que podia prescindir de tudo na vida, menos da música. E considerou, em entrevista que concedeu à revista LER, que Lobo Antunes «era um gigante e o maior escritor português da actualidade». 
Citando de cor, lembro-me que lhe perguntaram se alguma vez se tinha encontrado com ele... que não, respondeu, porque não ousaria perturbar o seu labor. E a revista LER conseguiu levar Lobo Antunes a Inglaterra para o primeiro, e porventura único, bate-papo entre os dois grandes intelectuais. A fotografia mostra um momento desse encontro. A revista LER dedicou-lhe dois números.

Para ler é preciso silêncio:

«Para ler seriamente é preciso silêncio. Não ponha música, tire a rádio e a televisão do quarto. Tem de saber viver, e conviver, com o silêncio. (Cada vez menos jovens querem viver com o silêncio. Na realidade, têm-lhe medo. O silêncio tornou-se, de resto, muito caro. Uma casa como esta, com um jardim sossegado, é uma exorbitância para um casal jovem, que vai possivelmente viver para um prédio, com paredes tão finas, que é possível ouvir tudo! Vivemos num inferno de ruído constante.)»

Ler mais aqui  e aqui 

Sem comentários:

Enviar um comentário