domingo, 16 de fevereiro de 2020

A Senhora Esperança completou 90 anos


Sra. Mestra (Foto de Carlos Ramos)
Conheço a Senhora Esperança desde que me conheço. A sua voz, os seus olhos sorridentes, a sua graça no falar, a sua espontaneidade no afirmar, a sua simplicidade carregada de autenticidade, o seu amor à família e aos que a cercam, a sua fé genuína e a dedicação à comunidade paroquial. Completou 90 anos de vida. Uma vida cheia que se deu a tantos. 
Trabalhou como auxiliar de ação educativa nas Escolas da Cambeia e da Marinha Velha, nesta última para suprir, com outras colegas, a falta de uma empregada que  havia transitado para outro edifício. E foi sempre igual a si mesma: pontual, assídua, cumpridora e asseada. Era, como sempre foi, delicada, compreensiva, competente e, sobretudo, amiga das crianças e dos professores, que a ouviam com muito respeito. 
A Senhora Esperança Merendeiro foi para os gafanhões um exemplo de fé comprometida no mundo em que vivemos. Daí a sua militância na Ação Católica, desde a primeira hora  na Gafanha da Nazaré. A Senhora Mestra não se limitava a encaminhar as crianças para a descoberta e importância de Jesus Cristo, razão de ser da sua e nossa fé, mas indicava novos horizontes às famílias: Pelo seu testemunho e pela sua palavra, na hora certa e no momento oportuno.
Na Eucaristia de hoje, o nosso prior, Pe. César, chamou a Senhora Esperança para a apresentar à comunidade, na celebração do seu 90.º aniversário, felicitando-a por isso e lembrando a sua dedicação à Igreja. Subiu com naturalidade e decerto com alguns espanto até à capela-mor e ali terá saboreado as palavras, as palmas e o Parabéns a você... que o povo lhe dedicou. 

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário