domingo, 8 de dezembro de 2019

Nossa Senhora da Conceição - Padroeira de Portugal

N. S. da Conceição - Gafanha da Nazaré
A Igreja Católica venera Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal por decisão do Rei D. João IV, o Restaurador. O Rei organizou em 25 de março de 1646 uma cerimónia solene em Vila Viçosa, onde residiu antes de ser proclamado  rei, em 1640. Quis, com este gesto, agradecer a Nossa Senhora da Conceição a restauração da independência de Portugal, na altura sob domínio do Rei D. Filipa IV de Espanha, III de Portugal. 
Naquela data, foi até à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde a declarou como Padroeira e Rainha de Portugal. E a partir daí, nunca mais os reis do nosso país usaram coroa, símbolo do poder real,  até ao último, D. Manuel II.
Na paróquia da Gafanha da Nazaré há uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, cuja data de aquisição desconheço. Sabe-se que em 1948 houve obras na capela de Nossa Senhora da Conceição (capela lateral) que importaram em 8359$00 e que no ano seguinte foi paga a pintura do altar (1000$00) ao senhor Manuel Catraio. 
A festa dedicada a Nossa Senhora da Conceição, na nossa paróquia, dirigida aos homens do mar e suas famílias, era muito concorrida. Depois, sem razões conhecidas, caiu no esquecimento. 
As notas referentes à nossa paróquia foram extraídas do livro “Gafanha de Nossa Senhora da Nazaré” de Manuel Olívio da Rocha e Manuel Fernando da Rocha Martins. 

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário