sábado, 16 de novembro de 2019

Dia Nacional do Mar

Navio-escola Sagres
Meia-laranja com pescadores

O nosso mar
O Dia Nacional do Mar celebra-se a 16 de novembro. Teve origem na "Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar" e entrou em vigor a 16 de novembro de 1994. Portugal só o ratificou em 1997, embora o oceano seja o seu limite poente e sul. Contudo, a sua influência não se fica pela fronteira, pois estende-se muito para além dela. 
Da sua importância para o mundo em geral e para nós em particular não vale a pena falar, tão certos estamos dela, a nível comercial e industrial. Neste dia, porém, não podemos ficar indiferentes à riqueza e beleza do  mar na vida do nosso povo e de quantos nos visitam. Os turistas, nacionais e internacionais não fogem ao sortilégio que o mar suscita. Passar pela nossa terra e região e não apreciar as ondas do Atlântico é como ir a Roma e não ver o Papa. 
Praias, vagas mansas ou tumultuosas, banhos de sol e de água salgada, petiscos que o mar fez e faz nascer, gente descontraída que passeia ao sabor da maré, pesca desportiva e profissional, horas de lazer e de descontração, corpos iodados ou à procura disso, meio mundo a fugir ao dia a dia tantas vezes monótono... Festas e romarias, sonhos e tradições marinhos, encontros e desencontros, convívios e conversas sem fim, férias continuamente apetecidas. Tudo o mar reativa a cada momento.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário