quarta-feira, 27 de novembro de 2019

D. Manuel II em Aveiro


Efeméride: 27 de novembro de 1908 

D. Manuel II, o ultimo rei de Portugal, visitou Aveiro no dia 27 de novembro de 1908, para gáudio dos monárquicos e descontentamento dos republicanos. Pondo de lado os aplausos dos seus adeptos e as críticas dos defensores de outra forma de governo, recordo apenas que D. Manuel foi, que eu saiba, o único rei que passou pela nossa terra, numa visita às obras da Barra. Tudo isto nos tem sido contado pela História e, neste caso, por um trabalho de Armando Tavares da Silva — D. Manuel II e Aveiro – Uma Visita Histórica (27 de Novembro de 1908). O autor, Prof. Catedrático da Universidade de Coimbra, aposentado, também escreveu “A presença portuguesa na Guiné – História Política e Militar” e “Camões e a Química – A Química em Camões”. 

Hoje, porém, venho com uma curiosidade. 

«Quem, nos dias de hoje, entrar na Sala das Sessões da Câmara Municipal de Aveiro e lançar um olhar atento sobre o conjunto das cadeiras de alto espaldar que a ornamentam, tenderá a reter no seu cérebro uma certa impressão de assimetria. Para além das dez que, em posição frontal, se encontram alinhadas ao longo da vasta mesa, uma outra se encontra encostada à parede do seu lado direito, mas faltando no lado oposto a que formaria o seu par.» 

A tal cadeira que falta foi ofertada a el-rei D. Manuel II que, durante a sua visita a Aveiro, manifestou desejo de a possuir. Presentemente, encontra-se no Paço Ducal de Vila Viçosa. 

Nota: Informações colhidas no referido livro, editado em 2007. 

Sem comentários:

Enviar um comentário