quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Um livro de vez em quando

"AVEIRO2009 – Recordando Efemérides" 

Quando procuro um livro, por vezes encontro outros. Foi o caso, um dia destes. E o livro que me caiu nas mãos é da autoria de João Gonçalves Gaspar e tem por título “AVEIRO2009 – Recordando Efemérides”. 
O conceituado  historiador aveirense selecionou um conjunto de efemérides marcantes da vida da cidade e região, com o pormenor de se debruçar apenas sobre as ligadas a números redondos. Um ano depois, seriam outras. E o que evocou o autor referente a 30 de Outubro de 1959? 

“A Câmara Municipal de Aveiro agraciou com a Medalha de Prata da Cidade os DRS. José Pereira Tavares, Francisco Ferreira Neves e António Gomes da Rocha Madail, pelos seus trabalhos sobre a história de Aveiro.” 

Em 2009, esta homenagem completou 50 anos. Hoje, completaria 60 anos. 
E o que fizeram os premiados? Em 1935 fundaram o prestimoso “Arquivo do Distrito de Aveiro”, que perdurou até 1972, sublinha-se no livro.

Nota: “O Arquivo do Distrito de Aveiro” continua a ser uma fonte preciosa de informação para os que gostam de pesquisar o nosso passado. O que faço de vez em quando, diga-se de passagem.. 

F. M. 

1 comentário:

  1. Caro Fernando Martins, concordo com tudo o que escreveu, e mais ainda, há duas referencias que muito estimo, o Mons. João Gonçalves Gaspar, e o meu falecido avô António Gomes da Rocha Madail, ( que passou a assinar Madahil )

    Cumprimentos

    Manuel Madahil

    ResponderEliminar