quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Festa dos Bacalhoeiros - 28 de Setembro

Bacalhoeiros (Foto da CMI)

No próximo dia 28 de setembro, vai realizar-se a Festa dos Bacalhoeiros. O encontro terá lugar no Museu Marítimo de Ílhavo e no Navio-museu Santo André. Esta é uma oportunidade para evocar memórias da Faina Maior e para conviver num ambiente acolhedor. O almoço será servido no Jardim Oudinot. As inscrições importam em 7,50 €, limitadas a 200 participantes, e terão de ser feitas até 25 de setembro (234 329 990 ou visitas.mmi@cm-ilhavo. pt).
Sempre admirei os bacalhoeiros, os homens que "alimentaram" no nosso espírito, com o seu esforço e coragem, a Saga da Pesca do Bacalhau, em condições sub-humanas, muitos deles desde a juventude, sobretudo na pesca à linha. 
Em obras diversas, tem-se falado muito, tantas vezes de forma bastante expressiva, sobre os nossos bacalhoeiros, mas tenho para mim que a nossa gente nova está longe de compreender, com realismo, o que foi a vida destes homens nos bancos da Terra Nova e da Gronelândia, enfrentando ondas alterosas e a ausência do aconchego dos seus lares e familiares. 
Daqui os saúdo com muita amizade e admiração, nelas incluindo a memória dos que já não estão entre nós. 

F. M. 

Sem comentários:

Enviar um comentário