sexta-feira, 14 de junho de 2019

Vamos falar de férias - Costa Nova do Prado



Marginal
Como sugestão de férias acessíveis a toda a gente, avançamos hoje com uma proposta muito simples: a Costa Nova do Prado, mais conhecida simplesmente por Costa Nova, freguesia da Gafanha da Encarnação. Mas se pertence a esta freguesia, a Costa Nova é paróquia desde 16 de julho de 1989, criada por decreto do Bispo de Aveiro, D. António Marcelino. Como padroeira, tem Nossa Senhora da Saúde, cuja romaria atrai muita gente, em setembro, em jeito de encerramento da época balnear. 
Se é verdade que a Praia da Barra é tida como a praia dos gafanhões da Nazaré e gentes de Aveiro, não podemos ignorar que  Praia da Costa Nova é a preferida dos povos de Ílhavo, muitos dos quais têm naquele recanto de mar e ria uma segunda habitação ou residência de férias. E o seu encanto tem corrido mundo com o casario típico, as águas serenas da laguna e o mar com praia ampla e convidativa. 
Para os que mesmo em férias não dispensam o sentido espiritual da vida, na Costa Nova, para além da capelinha dedicada à padroeira, há um templo hexagonal arejado, bem decorado e com ambiente acolhedor, inaugurado em 30 de abril de 2000. 
Falar da Costa Nova, implica falar do célebre Arrais Ançã, com busto voltado para a ria, sendo certo que ele foi mais herói no oceano, salvando vidas, ficando célebre a sua coragem. 
Na Costa Nova, para além de outras instituições, é justo e oportuno destacar o Clube de Vela, fundado em 18 de agosto de 1981, com fins desportivos, culturais, recreativos e de lazer. Tem marina com capacidade para 130 embarcações e dinamiza escolas de vela, enquanto participa e organiza eventos náuticos. 
Restaurantes e bares com esplanadas voltadas para a ria são um desafio para os visitantes e veraneantes que por ali se fixam em tempos de férias, mas não só. 

Fernando Martins 

Sem comentários:

Enviar um comentário