O Natal é a festa do “DAR”. Dar Amor, Dar Solidariedade, Dar Alegria, DAR… O Natal é de todos, mas de maneira mais especial das crianças. O saudoso Pai Natal sai à rua, com os seus duendes para presentear a pequenada que se portou bem durante o ano.
Sabe-se que a fábrica do Pai Natal cumpre os rigorosos critérios de certificação na elaboração dos seus brinquedos, para que nenhuma criança possa ter um acidente, ou ficar doente. No entanto, existem alguns duendes mais descuidados que se esqueceram de ler o manual de segurança. Por este motivo é sempre importante, que os adultos façam a vistoria.
Em 2018, os pais e encarregados de educação são nomeados “inspetores” da segurança dos brinquedos. A DECO atesta que a existência do símbolo CE colocado nos brinquedos não é garantia da sua segurança, referindo que é sempre importante cautela e escrutínio. É também necessária uma particular atenção a brinquedos enviados através da net.
nome do fabricante; marca comercial; marca da CE (determina a conformidade com as normas de segurança que lhe são aplicáveis na União Europeia); características técnicas e funcionais, indicadores de segurança e idade recomendada.
A idade do Pai Natal é reveladora de algumas limitações físicas, que agravam com cargas pesadas. Neste sentido, pede-se a toda a população que alivie o Pai Natal, oferecendo presentes às crianças mais desfavorecidas, através da ação “Criança para Criança”. A finalidade é promover o gosto de “DAR” e ensinar a prestar atenção aos outros.
Por último, relembra-se que Natal é D.A.R. É (D)edicar atenção e bens essenciais a quem mais precisa! É (A)mar com tempo e atenção, olhos nos olhos! É (R)enovar! Com este gesto de Natal – DAR (a quem mais precisa), o Pai Natal alivia o peso do saco e assim as costas já não lhe doem. A Fábrica do Pai Natal e todos os seus colaboradores desejam, a grandes e pequenos um Feliz Natal!
Fonte: Agenda “Viver em…” da CMI, referente a dezembro
ACES Baixo Vouga - Unidade de Saúde Pública