sábado, 22 de dezembro de 2018

Bom bacalhau na ceia da consoada



Por tradição ancestral, o bacalhau vai estar na mesa de muitos portugueses na próxima noite de consoada, 24 de dezembro. Não faltarão os doces próprios de cada região e outros petiscos, mas o fiel amigo faz jus ao seu apelido, ou não fosse ele, há bons anos, um peixe de pobres, sobretudo o miúdo e corrente. A partir daí, os mais crescidos, graúdos e especiais marcavam presença apenas nas mesas mais fartas.
Escolher o bacalhau para uma boa ceia de natal nem sempre está ao alcance de qualquer apreciador, mas as gentes com raízes nas Gafanhas, Ílhavo e arredores têm obrigação de conhecer umas dicas, não vá dar-se o caso de se comer gato por lebre.
Um gafanhão, António (Tony) Ribau, é especialista do assunto e dá uns conselhos, que a jornalista  Maria José Santana publicou no suplemento Fugas, do PÚBLICO.
Como aperitivo para ler a reportagem daquela jornalista, podem começar pelo texto que segue:

“O nosso vem da Noruega e é pescado por navios russos”, desvenda Tony Ribau. Chega aos Cais dos Bacalhoeiros, na Gafanha da Nazaré, Ílhavo, inteiro (à excepção da cabeça) e congelado. “É aqui que o escalamos, salgamos e secamos”, nota, sem deixar de lamentar que o antigo processo de secagem do bacalhau a céu aberto tenha sido proibido. “No fundo, quando se diz que o bacalhau tem cura tradicional portuguesa não é bem verdade, pois o peixe já não é colocado no exterior”, adverte o empresário, para o qual não restam quaisquer dúvidas: “O bacalhau ficava com outro sabor quando ficava ‘ao tempo’”.

Ler reportagem aqui 

Sem comentários:

Enviar um comentário