sexta-feira, 30 de novembro de 2018

“Aprender com o Povo a Alegria Sã do Evangelho”


O mais recente livro de Georgino Rocha



“Aprender com o Povo a Alegria Sã do Evangelho” é o mais recente livro de Georgino Rocha, presbítero da Igreja Aveirense e “pastoralista conceituado”, no dizer oportuno, no Prefácio, de D. José Alves, bispo emérito de Évora. Vem este trabalho na senda de muitos outros, publicados em livros, revistas, jornais e por outras formas, no espírito da formação do Povo de Deus, a quem prioritariamente se dirige, sem excluir, contudo, quem ousar ser esclarecido sobre o pensar da Igreja para os tempos de hoje.
Ler o Padre Georgino é, indubitavelmente, tirar um curso sobre a pertinente leitura dos sinais dos tempos, fórmula indispensável para traçar caminhos abertos à nova evangelização, indissociável do encontro com Cristo sofredor que está à nossa espera nas periferias das nossas indiferenças, tantas vezes denunciadas pelo Papa Francisco e por outros que o antecederam.
Voltando ao Prefácio, D. José Alves sublinha que o autor é “profundo conhecedor das virtualidades e dos limites da religiosidade popular cristã”, razão por que, aprender com o povo, se torna “o fio condutor” desta obra que merece ser lida e meditada por todos os que apostam na reflexão, fundamental antes da ação.
Na Apresentação, Georgino Rocha diz que o seu livro “brota do coração humano sempre inquieto e à procura”, abordando “a compreensão da religiosidade popular e o sentido da vida humana”, mas ainda refletindo “sobre as linguagens da piedade cristã popular”, sem ignorar as festas populares, especialmente as que “se referem a Jesus Cristo, ao Espírito Santo, a Maria, a entusiasta de Deus, e aos santos, nossos amigos e intercessores”. Mas ainda frisa, de modo especial, “a celebração do domingo, a festa cristã semanal por excelência”.
O autor afirma, na mesmo espaço, que “é muito gratificante querer aprender com o povo que se identifica nas expressões culturais e religiosas, que tecem uma história comum, cheia de luzes e de sombras”, povo esse que “sabe apreciar a família como oásis de vida, lugar de ternura e espaço de relações e de convívio intergeracional”, mas também que “celebra o domingo na sociedade plural secularizada”, oferecendo-lhe “um contributo humanizante”.
Refere, por outro lado, a importância do “lazer gratuito” e do “ócio contemplativo”, “verdadeiros aromas do espírito”, sem esquecer que o povo aprende com Maria, que venera como “Senhora do Sim e da esperança, a educadora dos cristãos, de quem é Mãe solícita e carinhosa”.
Georgino Rocha garante que, por todos os capítulos, os leitores são levados “a um novo horizonte”, como é “o da missão dos cristãos na sociedade plural”. “O encontro humano e a evangelização ‘gota-a-gota’ ou ‘pessoa-a-pessoa’, sobretudo no campo do ócio/lazer”, bem como “a intervenção organizada”, são tarefas próprias dos crentes conscientes da sua importantíssima intervenção no mundo.

Fernando Martins

O livro “Aprender com o Povo a Alegria Sã do Evangelho” vai ser apresentado no CUFC (Centro Universitário Fé e Cultura), no próximo dia 11 de Dezembro, pelas 21h30, pelo padre Querubim José Pereira da Silva, diretor do jornal diocesano “Correio do Vouga” e pároco de Angeja. Presidirá à sessão o Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário