quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Os meus santos de todos os dias


O mundo católico celebra hoje a Festa de Todos os Santos. Não só os que a Igreja Católica considera dignos das honras dos altares, mas todos os outros que, por certo, são incontáveis. Não apenas os escolhidos pela Igreja Católica, para nos servirem de exemplo na vida, mas ainda os de outras religiões e, porventura, até ateus, porque Deus, na sua infinita misericórdia, a todos acolhe com ternura maternal. 
Pessoalmente, confesso que muitos santos apresentados pela Igreja Católica para nossa veneração pouco me dizem, decerto por se tornar impossível conhecer as suas vidas e as causas que levaram à sua beatificação ou canonização. De forma que me sinto mais à vontade para me fixar nos que me marcaram durante a minha existência desde menino até à velhice, conduzindo-me, pelo seu testemunho, na senda dos caminhos da Boa Nova, herança que Jesus Cristo nos legou há mais de dois mil anos. 
Naquela perspetiva, estou mais inclinado a venerar os meus pais e avós, bem como outros familiares e amigos. Vi a ação de Deus nos que me ensinaram a dar os primeiros passos e a pronunciar as primeiras palavras, os que me indicaram as primeiras letras e me deram a noção de contar, os que me orientaram para melhor apreciar  o céu estrelado e as águas cristalinas, os bosques verdejantes e o mar sem fim. Mas ainda os que me educaram para olhar os outros como irmãos, os pobres como merecedores da minha atenção, as flores como sinal de alegria, o sorriso das crianças como exemplo da pureza e da candura. Destes, sim, vou lembrar-me mais nesta Festa de Todos os Santos.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário