terça-feira, 17 de abril de 2018

GAFANHA DA NAZARÉ — CIDADE HÁ 17 ANOS

As celebrações vão ocorrer 
no dia 19 de abril 



No próximo dia 19 de abril, a Gafanha da Nazaré celebra a sua elevação à categoria de cidade, com tudo o que isso possa implicar. Na minha modesta opinião, a elevação a cidade exige dos poderes públicos, mas não só, uma atenção especial, porque nessa qualidade tem de se apresentar com dignidade, perante o contexto das cidades portuguesas. O título, que por justiça lhe foi atribuído, por Decreto-Lei 32/2001, será sempre, por isso, razão mais do que suficiente para festejar a efeméride, por muitas e variadas formas. E não se pense que isso é apenas obrigação das autoridades concelhias e de freguesia, mas de toda a gente que gosta da sua e nossa terra, que tantos obstáculos teve de ultrapassar para chegar à situação em que se encontra. 
Sem deixar de aplaudir o que a Câmara de Ílhavo e a Junta de Freguesia vão promover, quero lembrar que seria muito redutor se as forças vivas da terra ficassem indiferentes à efeméride, como se de nada valesse o esforço de quantos pugnaram pela elevação a cidade há 17 anos. 
Como notas históricas, permitam-me que recorde que o Decreto-Lei n.º 32/2001 foi publicado no Diário da República de 12 de julho do mesmo ano, mas tinha sido aprovado pela Assembleia de República em 19 de abril de 2001. Contudo, recebeu em 7 de junho do referido ano a assinatura do Presidente da República, Jorge Sampaio. 
Curiosamente, o povo fez a festa no dia da aprovação do decreto na Assembleia da República, à qual assistiram muitos gafanhões que a Lisboa se deslocaram propositadamente, para ali saborearem a alegria que o título de cidade proporcionou. E foi esse dia que marcou a efeméride.

Fernando Martins

Ver programa aqui 




Sem comentários:

Enviar um comentário