quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Os meus santos no Dia de Todos os Santos


Celebra-se hoje, 1 de novembro, o Dia de Todos os Santos, os que a Igreja Católica proclamou dignos das honras dos altares, servindo de exemplo a todos os crentes e mesmo aos não crentes. Para além desses, muitos outros estarão sentados à direita de Deus Pai, crendo eu que muitos ocupam um lugar bastante especial nos corações de todos nós, naturalmente, por nos indicarem caminhos de verdade e de vida, alicerçados na Boa Nova de Jesus Cristo.
No meu dia a dia, tenho por hábito e devoção rezar por todos e quando o faço evoco acontecimentos vivenciados em comum, palavras amigas que deles recebi, conselhos que acolhi, comportamentos que me marcaram, gestos fraternos e caritativos que me despertaram para atitudes de serviço aos outros. São estes santos que hoje, de forma muito especial, celebro com ternura agradecida. 
Neste Dia de Todos os Santos, também celebro, de forma especialíssima, a memória dos meus pais e avós, padrinhos e madrinhas, tios e tias, primos e primas, vizinhos e amigos, mas ainda muitos dos meus professores, a minha mestra da catequese, alguns priores e padres, religiosos e religiosas, entre outros conhecidos, crentes e não crentes, que me despertaram para o valor da justiça, da fraternidade e da paz. Por todos eles, neste dia, elevo a Deus uma prece cheia de gratidão.

Fernando Martins

Sem comentários: