sábado, 25 de novembro de 2017

No inverno da vida

Aos meus muitos amigos que ontem me felicitaram de variadíssimos modos, com mensagem e palavras bonitas, que muito agradeço, quero dedicar uma reflexão simples, enquanto espero o convívio familiar que o tempo de todos e de cada um adiou para hoje.
Isabel Allende escreveu um livro que ainda não li e que tem por título “Para lá do Inverno”. Na publicidade que lhe é feita, surge uma frase que é um desafio para os mais velhos (uso exatamente a vocábulo velho sem medo nem complexos de qualquer ordem), que diz assim:



No inverno da vida devemos abraçar com força
o verão invencível que levamos na alma”

É isso mesmo. O verão invencível, com o calor humano mais forte que o do sol, com a luminosidade que nos ajuda a ver mais ao longe e com mais nitidez, com o colorido no vestir e no sorrir, com a transparência dos ambientes que consolam a alma, com a ligeireza das nossas andanças e com o à-vontade que as praias suscitam, torna-nos, realmente, mais livres, mais abertos aos outros, mais atentos às riquezas naturais que nos cercam e nos permitem conhecer novos mundos, quantas vezes à nossa porta.
Eu quero com esse verão, que habita o meu ser, tornar-me mais simples, mais atento ao espaço global, mais genuíno no pensar e no agir, mais compreensivo, mais ouvinte e menos falador, mais sensível ao bem e ao belo, mas ainda mais disponível para os que enfrentam injustiças gritantes, sofrendo o horror do abandono, do esquecimento e da marginalização.
Um abraço para todos.

Fernando Martins

1 comentário:

  1. Ontem não calhou de andar por estas bandas e só hoje o encontrei.
    Parabéns nem tanto pelos anos que foi acumulando, mas, sobretudo, pelo que de bom fez com eles e pelas palavras sábias que sempre me habituei a ler de sua lavra. Um abraço.

    ResponderEliminar