segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Gafanha da Nazaré
Forte da Barra
18 de setembro 

Senhora dos Navegantes
À espera da Senhora dos Navegantes com Forte da Barra à vista
Já na procissão lagunar 
Também na festa com barco cheio e todos bem sentados
Vai realizar-se, no próximo domingo, 18 de setembro, no Forte da Barra, Gafanha da Nazaré, a festa em honra de Nossa Senhora dos Navegantes, venerada pelos marítimos e seus familiares. Do programa destacamos a procissão pela ria seguida da Eucaristia, por volta das 16h30, e um festival de folclore às 18h30. A organização é do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, em cooperação com a paróquia, a que se associam outras entidades oficiais e particulares.
A procissão pela laguna aveirense é antecedida de uma procissão presidida pelo nosso prior, Padre César Fernandes, com início às 14 horas, que sai da igreja de S. Pedro, na Cale da Vila, até ao cais n.º 3 do porto bacalhoeiro, na qual se incorporam irmandades, banda de música, devotos com os andores e o povo. 
O desfile pela ria conta com a participação de centenas de pessoas da região e de outras bandas, dos grupos folclóricos que hão de participar na festa (Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, Grupo “Marceneiros” de Rebordosa e Rancho Folclórico de S. Pedro de Roriz). 
Nossa Senhora dos Navegantes, que justifica todo este programa, presidirá ao cortejo lagunar, terá por companhia outros santos das devoções das gentes destas terras da beira-ria e beira-mar, e por guarda de honra barcos moliceiros, saleiros, mercantéis, bateiras, lanchas e barcos de recreio. Significativa será, como sempre, a passagem por S. Jacinto, cuja população tem enorme e reconhecida devoção pela Senhora dos Navegantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário