segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Associações: Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré

Uma das primeiras exibições
Com o cenário da Casa Gafanhoa
Um dos casais fundadores (Isabel e Acácio)
Pronto para entrar no desfile
O cantar das almas
O fundador
Neste mês de setembro, em que se realiza mais uma Festa em Honra da Nossa Senhora dos Navegantes, que se realiza nos dias 17 e 18 (sábado e domingo), no Forte da Barra/Gafanha da Nazaré, dedicamos a rubrica “Associações” ao Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré. 
O Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré foi fundado no dia 1 de setembro de 1983 com o propósito de defender os usos e costumes dos que habitavam as Gafanhas desde o séc. XVII, conforme rezam algumas crónicas de escritores e estudiosos que à região dedicaram e continuam a dedicar algumas páginas de reconhecido interesse. A escritura pública dos estatutos aconteceu em 11 de julho de 1986, no Cartório Notarial de Ílhavo. É sócio efetivo da Federação do Folclore Português e inscrito no INATEL. 
O Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré iniciou as suas atuações em 1985, tendo realizado nesse mesmo ano o seu primeiro Festival de Folclore. Para além da participação em festivais quer no país, quer no estrangeiro, o Grupo tem realizado diversas Exposições e Colóquios subordinados aos diversos temas etnofolclóricos. 
É, desde fevereiro de 1995, Associação de Utilidade Publica, tendo-lhe sido atribuída pela Câmara Municipal de Ílhavo a Medalha do Concelho em Vermeil”, no âmbito das Comemorações do Feriado Municipal 2008. 

Principais Atividades 

» Festivais de Folclore da Gafanha da Nazaré e da Praia da Barra e procissão na Ria em Honra da Nossa Senhora dos Navegantes; 
» Atuações pelo Pais e estrangeiro; 
» Recolha de trajes, danças, letras sem autores; 
» Exposição do espólio recolhido na Casa Gafanhoa-Museu Municipal.

Apartado 96
3834-908 Gafanha da Nazaré

Presidente da Direção

Alfredo Ferreira da Silva


 Fonte: Agenda "Viver em..." da CMI

Fotos do meu arquivo

Sem comentários:

Enviar um comentário