“Humanizar a Sociedade — Responsabilidade de todos
Contributo dos mais vulneráveis
Ensaios, propostas e testemunhos”
Este é o mais recente livro de Georgino Rocha, presbítero da Diocese de Aveiro com responsabilidades pastorais, culturais, académicas e outras, mantendo sempre uma «ligação aos mais vulneráveis e acompanhando grupos de intervenção nas áreas da pobreza, da doença, da prisão, da itinerância (designadamente dos ciganos), da formação de jovens, dos membros das conferências vicentinas e dos agentes da Cáritas», como se lê na contracapa. Com tal currículo, este trabalho é, à partida, uma mais-valia para a formação de crentes e não crentes envolvidos na problemática social e caritativa, todos decerto apostando na humanização da sociedade.
O autor dedica a sua obra, de 315 páginas, a D. Manuel de Almeida Trindade, que foi Bispo de Aveiro e grande impulsionador do Vaticano II, aos diáconos permanente, do primeiro grupo de Aveiro, que completaram 25 anos de ordenação, e, ainda, a todos os membros das Instituições de Solidariedade Social, «generosos voluntários da humanização da sociedade e esforçados samaritanos das torturantes pobrezas».
No Prefácio, assinado por D. Jorge Ortiga, presidente da Comissão Episcopal das Pastoral Social e Mobilidade Humana, sublinha-se que «o leitor não encontrará nas páginas deste trabalho uma leitura tranquilizante e de vazio passatempo. O conhecimento da realidade, através de testemunhos ou dados devidamente estudados, lançam desafios a que o leitor não deve ficar indiferente».
Georgino Rocha adverte na Apresentação que «O “berço” dos vários capítulos é sempre o mesmo: a paixão pela humanização da sociedade — responsabilidade de todos e contributo dos mais vulneráveis. Paixão manifesta em contextos diversos, normalmente em acções de formação a voluntários, em estudos académicos, em comunicações a jovens, em acompanhamento a pessoas idosas, em diálogo com movimentos de intervenção social».
“Humanizar a Sociedade
— Responsabilidade de todos
Contributo dos mais vulneráveis
Ensaios, propostas e testemunhos”,
de Georgino Rocha,
edição da Cáritas Editora,
2013.