sábado, 17 de agosto de 2013

Capitais Imperiais — Praga

16 de Agosto 

Moldava em Praga (Foto do Google)

Praga e o seu rio Moldava

Ontem, 6.ª feira, o grupo da Vera-Cruz deu início à viagem para a sua digressão pelas capitais imperiais. 
Após as formalidades de embarque, no ambiente cosmopolita do aeroporto da Portela, entrámos na grande máquina da TAP e rumámos a Praga, aeroporto Ruzyne, onde chegámos às 19 horas locais, uma hora mais tarde que em Portugal. 
A História da República Checa começa em 1 de janeiro de 1993,  quando a Checoslováquia se dividiu, pacificamente, em dois países: a  República Checa e a Eslováquia. Praga é a capital e a maior cidade da República Checa, situada na margem do Vitava, conhecida como "cidade das cem cúpulas". É um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, 
Fomos recebidos pela guia local, uma húngara chamada Verónica, que nos acompanhará durante toda a viagem e nos conduziu ao cais, para um passeio de barco, pelo rio Moldava, com jantar a bordo. 
É verdade que a beleza e singularidade de uma cidade dependem muito do rio que a atravessa. É esse rio que torna cada cidade única. O Moldava em Praga, o Danúbio, em Budapeste, o Sena, em Paris, o Tamisa, em Londres, o Tejo, em Lisboa, o Mondego em Coimbra... É impossível pensar em cada uma destas cidades, sem pensar no seu respectivo rio. O último referido, assoma-me muitas vezes à memória. Aquele amanhecer... dum S. João... inesquecível! 


O Moldava é o rio mais longo da República Checa, e podemos vê-lo em Praga. 
Corre, de sul para norte. Ao fundo, o complexo do Castelo, com os pináculos da catedral de S. Vito. Cruzam-no muitas pontes, sendo a Ponte Carlos IV o mais famoso marco de Praga que comunica com a Cidade Velha a Malá Strana. O nome vem do seu criador, Charles IV, que lançou a 1.ª pedra em 1357. Peter Parlér iniciou a sua construção nesse mesmo ano, sobre a antiga Ponte Judith do século XII, que foi destruída por uma inundação em 1342. A ponte de 516 metros  de comprimento e quase 10 metros de largura foi levantada sobre a base de 13 pilares. Atualmente, a ponte é totalmente pedonal. Celebrizou-se pela coleção de trinta esculturas, muitas das quais cópias, pois as originais estão no Museu Nacional de Praga e foram construídas nos finais do século XVII. São obra dos mais famosos escultores da época: Matías Braun, Jan Brokof e outros... 
O passeio noturno apenas nos fez criar o apetite, após a degustação da gastronomia local, para uma visita, amanhã, mais detalhada e com a panorâmica geral da cidade. 
Após o passeio, fomos conduzidos ao hotel, onde pernoitámos. 

M. ª Donzília Almeida 

1 comentário:

  1. Não deixes de visitar a Igreja do Menino Jesus de Praga!... Não pela sua sumptuosidade porque a acho um templo normal, mas pelo significado para os devotos desta rara imagem do Deus Menino.

    ResponderEliminar

Publicação em destaque

PELA POSITIVA CHEGOU AO FIM

 Saudações especiais para todos os amigos leitores. Terei de seguir outros caminhos porque parar é morrer. Fernando Martins

Os meus blogues

Seguidores