terça-feira, 25 de junho de 2013

RIA DE AVEIRO

Há mais do que peixe na Ria



«O Ria de Aveiro weekend (RAW) pretende posicionar-se como um dos principais eventos de animação turística de pré-época alta, com caráter regional, tendo como principal objetivo o de dinamizar e desenvolver a atividade económica associada à Ria de Aveiro e diversificar a oferta, com vista à captação de diferentes públicos-alvo, envolvendo os agentes e seus representantes, e as entidades públicas e privadas que desenvolvam atividade no setor turístico e cultural, tendo como evento âncora a realização da “Grande Regata dos Moliceiros da Ria de Aveiro”.»



Decorreu entre 21 e 23 de Junho, a primeira edição do “Ria de Aveiro weekend”, que teve o seu início com um workshop na Universidade de Aveiro sobre os produtos da Ria, integrando uma sessão de assinatura dos primeiros contratos de adesão à campanha da Ria de Aveiro, bem como alguns protocolos de colaboração com diferentes associações regionais, entre as quais a Associação de Artesãos da Região de Aveiro – A Barrica e a APOMA – Associação de Produtores de Ovos Moles de Aveiro. Entre as empresas aderentes destaque para a Ilha dos Puxadoiros/Canal do Peixe e a ALGAplus, bem como a Secção de Remo do Clube Os Galitos.
Durante o workshop foram divulgados alguns dos produtos diferenciadores da Ria de Aveiro, nomeadamente as macroalgas marinhas para uso alimentar, cosmético e farmacêutico, o sal marinho artesanal, a salicórnia, o arroz de Salreu, a raça bovina Marinhoa, entre outros, tendo ficado evidente para os presentes que não há só peixe na Ria de Aveiro.
Seguiu-se um almoço de degustação dos produtos da Ria na própria Universidade e, da parte da tarde, uma visita às empresas ALGAplus e EPA (Empresa de Pesca de Aveiro).
Os dias 22 e 23 foram marcados pela iniciativa âncora de todo o fim de semana, mais ligada ao turismo, nomeadamente a “Grande Regata de Moliceiros da Ria de Aveiro 2013”, que mereceu o aplauso de muitas centenas de pessoas que participaram e assistiram ao evento.
O Ria de Aveiro weekend (RAW) pretende posicionar-se como um dos principais eventos de animação turística de pré-época alta, com caráter regional, tendo como principal objetivo o de dinamizar e desenvolver a atividade económica associada à Ria de Aveiro e diversificar a oferta, com vista à captação de diferentes públicos-alvo, envolvendo os agentes e seus representantes, e as entidades públicas e privadas que desenvolvam atividade no setor turístico e cultural, tendo como evento âncora a realização da “Grande Regata dos Moliceiros da Ria de Aveiro”.
O selo da "Ria de Aveiro" vai ser utilizado pelas empresas e entidades a quem a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), no quadro da ação do “GAC-RA, Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro”, confere o direito de adesão ao projecto e destina-se a valorizar os produtos da pesca, aquicultura e salgado da Ria de Aveiro, bem como dos serviços turísticos, culturais e de lazer que lhe estão associados.
Ao aderirem ao projecto as empresas ganham o direito de utilizar o logótipo "Ria de Aveiro" na sua actividade comercial e assumem a responsabilidade de aprofundar questões ligadas com a produtividade, a motivação dos trabalhadores e a responsabilidade social.
A campanha está a decorrer no mercado ibérico, principalmente em Portugal e no Norte de Espanha até 2014, e envolve um orçamento cofinanciado pelo Programa Operacional Pesca 2007/2013 (PROMAR), pela CI Região de Aveiro (e os seus onze Municípios associados) e pela Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP). Para o presidente da CI Região de Aveiro, Ribau Esteves, o principal objectivo desta campanha é que "a região passe a receber mais turistas e que as empresas vendam mais. Desta forma, será possível elevar o nível de vida das populações locais, aumentar a atratividade do território e estimular as atividades do sector das pescas e das múltiplas actividades características da Região e da Ria de Aveiro."
A CI Região de Aveiro e a TCP lançaram a campanha da Ria de Aveiro em fevereiro de 2013, durante a BTL, com o propósito de evidenciar o impacto económico, sociológico e cultural da Ria na Região de Aveiro, onde residem cerca de meio milhão de habitantes, promovendo prioritariamente o turismo e os produtos ligados à Ria.

NOTA: Texto da CIRA (Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro)


- Posted using BlogPress from my iPad

Sem comentários:

Enviar um comentário