quarta-feira, 26 de junho de 2013

“NAU XXI”

Uma revista sobre o mar




Iniciei no domingo a leitura de uma nova revista dedicada aos assuntos relacionados com o mar, de valor indesmentível. Trata-se da revista “NAU XXI”, que se apresenta de periodicidade mensal ao preço de 5 euros, apostando em áreas tão importantes como ciência, desporto, ambiente, arquitetura, moda, debate, cultura e viagens. 
A sua oportunidade surge numa altura em que Portugal, que tem andado, por imposição da UE, de costas voltadas para o oceano e suas indiscutíveis riquezas, se questiona sobre o regresso às nossas origens marítimas, como forma de recuperar o tempo perdido, por razões políticas, difíceis de compreender. Aliás, o diretor, Ricardo Serrão Santos, em editorial intitulado “Portugal ao reencontro das graças do mar”, considera-se «um privilegiado por estar a viver numa época em que Portugal reconsiderou a sua relação com o mar». 



Mais adiante, diz que «Fazer regressar Portugal às graças do mar não é uma tarefa fácil nem um percurso simples. Requereu visionários que, ao virar do século XX para o século XXI, reequacionaram o mar como um polo de identificação, imaginação e progresso. Como um desígnio a prosseguir».
O diretor explica que «Os progressos não se consolidam de um dia para o outro. Por isso mesmo, com a convicção de que é necessário contribuir para mobilizar a sociedade no optimismo, dar visão às ideias e aos ideais de um país a regressar ao mar, criámos a revista NAU XXI».
O primeiro número da revista “NAU XXI” garante, na capa, que «o mar é o caminho», enquanto sublinha que o nosso país, com 3 855 777 Km2 de ZEE (Zona Económica Exclusiva), a maior da UE, tem recursos que nos obrigam a pensar sobre «o que fazer com tanto mar».
Bem ilustrada, bom papel, grafismo convidativo e colaboradores a condizer, oferece-nos diversos textos que nos conduzem a uma reflexão muito necessária, se é que queremos sair das pressões que as economias e finanças nos têm imposto. 
A editora é Isabel Lucas, bem apoiada por designers (Vasco Colombo e Raquel Porto) e cronistas (Afonso Cruz, Joel Neto e Viriato Soromenho Marques). O responsável pela ilustração é Gonçalo Viana.

Sem comentários:

Enviar um comentário