Alexandre Herculano,
Patrono dos Centros Históricos
Maria Donzília Almeida
Comemora-se, neste dia 28 de Março, data do nascimento de Alexandre Herculano, seu patrono, o Dia Nacional dos Centros Históricos.
Para quem, como eu gosta da Cidade Invicta, por onde já passei no meu périplo pelo país, aqui fica a sugestão para um programa assaz interessante. As distâncias, hoje, em dia, deixaram de obstar às deslocações das pessoas, pelo aumento significativo do parque automóvel e a rede de auto-estradas que cobre o país numa área muito significativa.
Desde 2008 que a cidade do Porto celebra o Dia Nacional dos Centros Históricos.
É um dia que se quer dedicado ao Centro Histórico do Porto, classificado, em 1996, como Património Cultural da Humanidade, estando todos convidados a visitar este lugar repleto de História, onde em cada rua, em cada largo, há elementos novos a descobrir.
Respondendo ao convite lançado pela Câmara Municipal do Porto, várias entidades, sediadas no Centro Histórico, vão abrir as suas portas e promover um conjunto de actividades. A maioria delas, gratuitas, tendo algumas, um custo reduzido: visitas guiadas a monumentos, circuitos pelas ruas históricas, passeios de barco pelo Rio Douro, feiras, exposições, workshops, filmes, oficinas pedagógicas e outras acções que são um convite irrecusável à sua participação.
Este ano, por motivos de conveniência, as comemorações passarão para o dia 31 de março, constituindo uma boa programação para o dia de Páscoa.
A Fundação da Juventude é uma das entidades parceiras das celebrações, realizando no seu equipamento cultural, o Palácio das Artes – Fábrica de Talentos (no Largo de S. Domingos), vários eventos:
• 10h-19h: Visita às Residências Artísticas do Palácio das Artes
• 10h-13h e 14h30-16h: Workshop “Banda RockinSchool Silva Monteiro
• 10h-19h: Exposição de Maria Leal “Impressões sobre a Obra de um Mestre”
• 16h: Dança Tango Argentino, da Escola “La Galeria Ideal” - Exibições, Demonstrações e Aula Aberta
• 17h: Orquestra de Guitarras do Curso de Música Silva Monteiro
• 17h30: Lusitanae Ensemble do Curso de Música Silva Monteiro
• 18h: Banda RockinSchool Silva Monteiro
• 19h-21h: Tertúlia: “Portugueses criativos pelo Mundo”
Ainda no mesmo dia, mas no Auditório da Fundação da Juventude (Rua das Flores, 69):
• 21h30: Master Class Acordeão, Escola de Música de Perosinho
O Porto, cantado por Rui Veloso é sempre aquele local de encantamento, que nos transporta a lugares de sonho e lazer!
28.03.2013
- Posted using BlogPress from my iPad