sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

BAKALHAU em Ílhavo e na Gafanha da Nazaré

Pintura, Escultura e Fotografia 
em quatro espaços culturais do município de Ílhavo 

De  Duma Arantes
BAKALHAU é uma exposição coletiva de pintura, escultura e fotografia, organizada no âmbito dos 75 anos do Museu Marítimo de Ílhavo e da inauguração do Aquário dos Bacalhaus. Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Ílhavo (CMI) e da Galeria Nuno Sacramento — Arte Contemporânea. Está patente em quatro espaços culturais do município ilhavense, nomeadamente, Museu Marítimo e Aquário, Centros Culturais de Ílhavo e Gafanha da Nazaré e, ainda, no Navio-museu Santo André, podendo ser visitada até 16 de março, nos horários normais de funcionamento daquelas instituições.

De Elizabeth Leite

Ribau Esteves, presidente da CMI, refere no catálogo, elaborado a cores em edição de muito bom gosto, que na exposição pode ser apreciada a «beleza das cores» e a «forma delicada como recebemos em terra o Oceano Atlântico que nos banha». 
O autarca ilhavense diz que «a arte ajuda a contar a beleza multifacetada» de muitas histórias ligadas ao mar e ao bacalhau, sublinhando que «seguimos viagem, agora também consigo, na infinidade da Vida, tão parecida com as infinidades do Mar». Recorda os encantos do oceano e «as suas marés altas e baixas, das quais nos incumbe tirar todo o máximo e o melhor proveito para a safra da vida que temos em mãos».

De Mariola Landowska
Os curadores da mostra BAKALHAU, José Sacramento e Nuno Sacramento, afirmam, no referido catálogo, que «esta exposição é uma merecida homenagem aos homens da nossa terra que, com risco e heroísmo, fizeram do mar a sua vida e deram um contributo inigualável na promoção e desenvolvimento do nosso país». 
A visita que fizemos à mostra no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré deu para apreciar obras bastante diversificadas, todas elas recriando o tema que serviu de mote para esta coletiva, em boa hora levada a cabo nas celebrações que a motivaram. A experiência dos curadores, José e Nuno Sacramento, foi uma mais-valia muito apreciável.
A exposição BAKALHAU apresenta mais de meia centena de artistas das três valências, num total de 74 trabalhos, 25 dos quais se encontram no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré. 

FM 

Sem comentários:

Enviar um comentário