sábado, 20 de outubro de 2012

Missão Jubilar: da Diocese de Aveiro

Abertura: Amanhã, domingo, 
na Sé de Aveiro, pelas 14.30 horas




Amanhã, domingo, 21 de outubro, vai acontecer na Sé de Aveiro, pelas 14.30 horas, a abertura da Missão Jubilar, uma iniciativa que visa celebrar os 75 anos da restauração da nossa Diocese, que ocorreu em 11 de dezembro de 1938. A partir de domingo, por esse motivo, a Igreja Aveirense vai viver, até dezembro de 2013, um ano pleno de atividades, num espírito de abertura ao mundo e em missão, com o envolvimento de todos os católicos que assumiram a sua condição de batizados. 
Importa, por isso, que todos os católicos estejam atentos à dinâmica da Missão Jubilar, animados pelo desejo de colaborar e na esperança de que a Boa Nova de Jesus Cristo venha a contribuir, realmente, para a construção de um mundo melhor, assente na verdade, na justiça, na caridade e na fraternidade.


Missão jubilar em perguntas e respostas


.
O que é a Missão Jubilar?
A Missão Jubilar (MJ) é um conjunto de iniciativas para comemorar os 75 anos da restauração da Diocese de Aveiro. A restauração ocorreu no dia 11 de dezembro de 1938. A MJ decorre de 21 de outubro de 2012 (início solene) a 11 de dezembro de 2013.

É importante comemorar a restauração da Diocese?
Sim, porque uma diocese, qualquer diocese, não é uma mera delimitação geográfica. É, sim, uma grande comunidade de pessoas, famílias, paróquias, movimentos, etc., à volta do bispo, que é sucessor dos apóstolos. Não existe igreja católica sem a mediação ministerial (bispos e seus colaboradores no sacerdócio) e sem dioceses. Comemorar a restauração da Diocese de Aveiro é comemorar a Igreja que somos.

Antes da restauração, como era o que é hoje a Diocese de Aveiro?
A Diocese de Aveiro existiu nos séculos XVIII e XIX (de 1773 a 1840). Nessa altura, tinha sido desmembrada da Diocese de Coimbra e foi “governada” por três bispos. No século passado, foi crescendo o desejo de Aveiro ser sede de diocese, já que era sede de distrito e, de facto, à volta da Ria, há uma identidade cultural e humana específica que não era devidamente atendida, em termos pastorais, devido à distância geográfica da sede das outras dioceses. A restauração aconteceu finalmente em 1938 com territórios que eram da diocese de Coimbra (Anadia, Águeda, Aveiro, Oliveira do Bairro, Vagos e Ílhavo), do Porto (Murtosa, Estarreja e Albergaria) e de Viseu (Sever do Vouga). Hoje, a Diocese de Aveiro é bem mais pequena do que o Distrito de Aveiro.

Desde a restauração, quantos bispos teve Aveiro?
Cinco: D. João Evangelista de Lima Vidal, de 1938 a 1958; D. Domingos da Apresentação Fernandes, auxiliar desde 1952 e bispo residencial de 1958 a 1962; D. Manuel de Almeida Trindade, de 1962 a 1988; D. António Marcelino, coadjutor desde 1980 e residencial de 1988 a 2006; e D. António Francisco, bispo de Aveiro desde 2006.

O que se pretende com a MJ?
Os objetivos têm disso formulados de diversas formas e em diversos momentos, mas centram-se neste, segundo as palavras de D. António Francisco: “Ser Igreja, rosto de esperança, vivendo em permanente abertura solidária ao mundo, crescendo na alegria da fidelidade a Jesus Cristo, organizando-se e renovando-se nas suas estruturas para melhor servir e intervir no meio humano e social em que vive”.
Concretizando, a MJ há de “levar os cristãos a viver o seu ser em Cristo”, assumindo as Bem-Aventuranças, vivendo a alegria da conversão, promovendo as vocações, e há de “empenhar as pessoas na construção de um mundo melhor”, envolvendo as forças vidas e com parcerias com a sociedade civil.

Qual é a grande finalidade da MJ?
Definiu-se como meta a atingir: “A Igreja diocesana vive e celebra na alegria o seu crescimento, abre-se ao mundo com ânimo evangelizador e assim torna-se rosto da esperança”.

Qual o lema da MJ?
“Vida esta hora”.

Porquê “Missão”?
“Missão” porque a Igreja nasce da missão e vive para a missão de Jesus Cristo (e não para si mesma) destinada a toda a humanidade. Como já alguém disse, “a Igreja não tem uma missão; a missão [de Jesus] é que tem uma Igreja”. A tónica da comemoração dos 75 anos está assim na abertura ao exterior, aos vizinhos e aos afastados, aos que “vão à missa” e aos que nunca lá vão, numa palavra, a todos. Por isso mesmo, o trabalho da MJ está centrado em qualquer pessoa. A MJ não é para o bispo e os padres, mas para toda e qualquer pessoa.

Qual o símbolo da MJ?
É a proa estilizada de um barco mais a cruz de Jesus Cristo. O símbolo lembra a missão de Pedro e os apóstolos, “pescadores de homens”, apoiando-se na ligação umbilical que as pessoas da Diocese de Aveiro têm ao mar e à ria. A cor do logotipo é o dourado, “sinal da riqueza do amor de Deus por cada um de nós e por esta sua Igreja de Aveiro. Ao mesmo tempo, o dourado expressa a alegria com que queremos viver a nossa MJ”. Existe também uma mascote, o Vive, a pensar nos mais novos.

Quem é o coordenador da MJ?
A MJ tem uma equipa coordenadora presidida pelo P.e Francisco Melo, vigário para a Pastoral Geral. A equipa é ainda constituída por Elisa Urbano, Pedro Bandeira, Maria Helena Pinho e Melo, P.e José António Carneiro e Pedro Ventura.

Até quando dura a Missão Jubilar?
Até ao dia 11 de dezembro de 2013, dia preciso dos 75 anos da restauração. Nesse dia, haverá uma celebração de ação de graças na Sé de Aveiro e um concerto.

Quais os eventos e iniciativas marcantes?
São muitos e não é possível neste espaço enumerá-los todos e com todos os pormenores. Ficam os principais:
- Início na Sé, a partir das 14h30, na Sé de Aveiro, no dia 21 de outubro
- Os dias 11 de cada mês (ver pergunta seguinte)
- Debate sobre solidariedade em Vagos, dia 30 de novembro
- Concerto de Natal na Murtosa, no dia 29 de dezembro
- Exposição de arte sacra no Museu de Aveiro (de janeiro a abril de 2013)
- Debate sobre ecumenismo em Estarreja, no dia 25 de janeiro de 2013 (as datas seguintes referem-se sempre a 2013)
- Catequeses quaresmais para todas as paróquias em fevereiro e março
- Retiro quaresmal para todos os interessados, dias 8 e 9 de março
- Encenação da Paixão de Cristo em Ílhavo, no dia 16 de março
- Concerto de Páscoa em Albergaria-a-Velha, no dia 6 de abril
- Ordenação de diáconos no dia 7 de abril
- Debate sobre economia e mundo operário, em Águeda, no dia 26 de abril
- Procissão de Santa Joana, em Aveiro, dia 12 maio
- Concerto da Vida em Sever do Vouga, dia 18 de maio
- Celebração do 25.º aniversário das primeiras ordenações de diáconos permanentes
- Tenda de oração na praia da Torreira, de 19 a 25 de julho
- Tenda de oração na praia da Barra, de 26 de julho a 1 de agosto
- Tenda de oração na praia da Vagueira, de 2 a 8 de agosto
- Concerto na Sé de Aveiro, no dia 24 de agosto
- Concurso “Dá vida ao teu Vive”, em setembro
- Concerto de outono em Oliveira do Bairro, no dia 28 de setembro
- Debate sobre casamento, família e sexualidade, em Anadia, no dia 25 de outubro
- Orações pelas vocações, de 9 a 17 de novembro
- Ordenações de padres, no dia 17 de novembro
- Concelebração no Parque de Exposições de Aveiro, no dia 8 de dezembro
- Congresso na cidade de Aveiro, dias 9 e 10 de dezembro
- Celebração de ação de graças no dia 11 de dezembro.

O que acontece no dia 11 de cada mês?
No dia 11 de cada mês, de novembro de 2012 a dezembro de 2013, acontece a “Missão 11” (porque a restauração aconteceu no dia 11-12-1938). Trata-se de ações destinadas a todas as pessoas, realizadas fora das igrejas, na casa, na rua, no trabalho, que – espera-se – tenham grande impacto e sensibilizem mesmo nos que não têm grandes ligações com a Igreja católica. As ações são as seguintes:
- novembro: colocar no exterior das casas o estandarte da MJ
- dezembro: divulgar por todos os meios frases da Bíblia
- janeiro: concentrações em cada arciprestado para gritar pela paz
- fevereiro: visitar lares, doentes, prisões, hospitais…
- março: usar uma peça de roupa alusiva à MJ
- abril: percorrer as casas dos vizinhos em busca de alimentos para dar aos mais necessitados
- maio (11 e 12): peregrinação ao túmulo de Santa Joana, em Aveiro
- junho: saudar todos os que connosco se cruzarem
- julho: oração numa noite de verão, em todos os arciprestados
- agosto: “Cristoteca”, música e convívio, até de madrugada, na Costa Nova
- setembro: dia da família – jantar com oração e sem televisão
- outubro: procissão de velas em honra de Nossa Senhora
- novembro: convidar os vizinhos para a celebração de 8 de dezembro.


Fonte: Correio do Vouga

Etiquetas

A Alegria do Amor A. M. Pires Cabral Abbé Pierre Abel Resende Abraham Lincoln Abu Dhabi Acácio Catarino Adelino Aires Adérito Tomé Adília Lopes Adolfo Roque Adolfo Suárez Adriano Miranda Adriano Moreira Afonso Henrique Afonso Lopes Vieira Afonso Reis Cabral Afonso Rocha Agostinho da Silva Agustina Bessa-Luís Aida Martins Aida Viegas Aires do Nascimento Alan McFadyen Albert Camus Albert Einstein Albert Schweitzer Alberto Caeiro Alberto Martins Alberto Souto Albufeira Alçada Baptista Alcobaça Alda Casqueira Aldeia da Luz Aldeia Global Alentejo Alexander Bell Alexander Von Humboldt Alexandra Lucas Coelho Alexandre Cruz Alexandre Dumas Alexandre Herculano Alexandre Mello Alexandre Nascimento Alexandre O'Neill Alexandre O’Neill Alexandrina Cordeiro Alfred de Vigny Alfredo Ferreira da Silva Algarve Almada Negreiros Almeida Garrett Álvaro de Campos Álvaro Garrido Álvaro Guimarães Álvaro Teixeira Lopes Alves Barbosa Alves Redol Amadeu de Sousa Amadeu Souza Cardoso Amália Rodrigues Amarante Amaro Neves Amazónia Amélia Fernandes América Latina Amorosa Oliveira Ana Arneira Ana Dulce Ana Luísa Amaral Ana Maria Lopes Ana Paula Vitorino Ana Rita Ribau Ana Sullivan Ana Vicente Ana Vidovic Anabela Capucho André Vieira Andrea Riccardi Andrea Wulf Andreia Hall Andrés Torres Queiruga Ângelo Ribau Ângelo Valente Angola Angra de Heroísmo Angra do Heroísmo Aníbal Sarabando Bola Anselmo Borges Antero de Quental Anthony Bourdin Antoni Gaudí Antónia Rodrigues António Francisco António Marcelino António Moiteiro António Alçada Baptista António Aleixo António Amador António Araújo António Arnaut António Arroio António Augusto Afonso António Barreto António Campos Graça António Capão António Carneiro António Christo António Cirino António Colaço António Conceição António Correia d’Oliveira António Correia de Oliveira António Costa António Couto António Damásio António Feijó António Feio António Fernandes António Ferreira Gomes António Francisco António Francisco dos Santos António Franco Alexandre António Gandarinho António Gedeão António Guerreiro António Guterres António José Seguro António Lau António Lobo Antunes António Manuel Couto Viana António Marcelino António Marques da Silva António Marto António Marujo António Mega Ferreira António Moiteiro António Morais António Neves António Nobre António Pascoal António Pinho António Ramos Rosa António Rego António Rodrigues António Santos Antonio Tabucchi António Vieira António Vítor Carvalho António Vitorino Aquilino Ribeiro Arada Ares da Gafanha Ares da Primavera Ares de Festa Ares de Inverno Ares de Moçambique Ares de Outono Ares de Primavera Ares de verão ARES DO INVERNO ARES DO OUTONO Ares do Verão Arestal Arganil Argentina Argus Ariel Álvarez Aristides Sousa Mendes Aristóteles Armando Cravo Armando Ferraz Armando França Armando Grilo Armando Lourenço Martins Armando Regala Armando Tavares da Silva Arménio Pires Dias Arminda Ribau Arrais Ançã Artur Agostinho Artur Ferreira Sardo Artur Portela Ary dos Santos Ascêncio de Freitas Augusto Gil Augusto Lopes Augusto Santos Silva Augusto Semedo Austen Ivereigh Av. José Estêvão Avanca Aveiro B.B. King Babe Babel Baltasar Casqueira Bárbara Cartagena Bárbara Reis Barra Barra de Aveiro Barra de Mira Bartolomeu dos Mártires Basílio de Oliveira Beatriz Martins Beatriz R. Antunes Beijamim Mónica Beira-Mar Belinha Belmiro de Azevedo Belmiro Fernandes Pereira Belmonte Benjamin Franklin Bento Domingues Bento XVI Bernardo Domingues Bernardo Santareno Bertrand Bertrand Russell Bestida Betânia Betty Friedan Bin Laden Bismarck Boassas Boavista Boca da Barra Bocaccio Bocage Braga da Cruz Bragança-Miranda Bratislava Bruce Springsteen Bruto da Costa Bunheiro Bussaco Butão Cabral do Nascimento Camilo Castelo Branco Cândido Teles Cardeal Cardijn Cardoso Ferreira Carla Hilário de Almeida Quevedo Carlos Alberto Pereira Carlos Anastácio Carlos Azevedo Carlos Borrego Carlos Candal Carlos Coelho Carlos Daniel Carlos Drummond de Andrade Carlos Duarte Carlos Fiolhais Carlos Isabel Carlos João Correia Carlos Matos Carlos Mester Carlos Nascimento Carlos Nunes Carlos Paião Carlos Pinto Coelho Carlos Rocha Carlos Roeder Carlos Sarabando Bola Carlos Teixeira Carmelitas Carmelo de Aveiro Carreira da Neves Casimiro Madaíl Castelo da Gafanha Castelo de Pombal Castro de Carvalhelhos Catalunha Catitinha Cavaco Silva Caves Aliança Cecília Sacramento Celso Santos César Fernandes Cesário Verde Chaimite Charles de Gaulle Charles Dickens Charlie Hebdo Charlot Chave Chaves Claudete Albino Cláudia Ribau Conceição Serrão Confraria do Bacalhau Confraria dos Ovos Moles Confraria Gastronómica do Bacalhau Confúcio Congar Conímbriga Coreia do Norte Coreia do Sul Corvo Costa Nova Couto Esteves Cristianísmo Cristiano Ronaldo Cristina Lopes Cristo Cristo Negro Cristo Rei Cristo Ressuscitado D. Afonso Henriques D. António Couto D. António Francisco D. António Francisco dos Santos D. António Marcelino D. António Moiteiro D. Carlos Azevedo D. Carlos I D. Dinis D. Duarte D. Eurico Dias Nogueira D. Hélder Câmara D. João Evangelista D. José Policarpo D. Júlio Tavares Rebimbas D. Manuel Clemente D. Manuel de Almeida Trindade D. Manuel II D. Nuno D. Trump D.Nuno Álvares Pereira Dalai Lama Dalila Balekjian Daniel Faria Daniel Gonçalves Daniel Jonas Daniel Ortega Daniel Rodrigues Daniel Ruivo Daniel Serrão Daniela Leitão Darwin David Lopes Ramos David Marçal David Mourão-Ferreira David Quammen Del Bosque Delacroix Delmar Conde Demóstenes

Arquivo do blogue

Arquivo do blogue