quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Postal Ilustrado de Férias - 3

O passeio continua de vento em popa!







Professor!

O passeio continua de vento em popa! As temperaturas são quentes mas o Mar Adriático refresca-nos com as suas brisas frescas! As águas são dum azul cristalino e tão apelativas que inspiraram um arquiteto a engendrar algo , por mim nunca visto! Se calhar sou eu quem tem vistas curtas, sei lá! O mais extraordinário que vi até hoje, foi, sem dúvida o que hoje de manhã, observei em Trogir, uma cidadezinha medieval, património Histórico da Humanidade, à beira-mar - um orgão marinho! Alguém já ouviu falar? Eu vi, hoje e ouvi o som melodioso que o mar faz ao bater e cujo som é propagado até ao passeio em pedra, por onde as pessoas circulam! Apenas uns furinhos na pedra, quase impercetíveis, trazem aos nossos ouvidos os cambiantes que o poderoso elemento oferece! A primeira vez que ouvi, tive a sensação de estar a ouvir um trecho de um grande compositor de música clássica! Afinal, o artista é.....o sempre mar, neste caso preciso, o Adriático!
O orgão fascinou-me....mas o dia foi rico de emoções!
De manhã, visitámos no centro histórico de Zadar, a Igreja de Santa Cruz de séc VII, a mais antiga da Croácia, a Igreja de S. Francisco e a Igreja de S. Donato. Esta assemelha-se a um castelo de planta circular construída no séc.IX, sobre as ruínas do Forum Romano do séc. II a.C.
A tarde foi dedicada à visita da segunda maior cidade da Croácia - Split, também considerada Património Histórico da Humanidade, conferido pela Unesco. Com potencialidades turísticas grandes, viam-se turistas, aos magotes, muitos Italianos, pela proximidade, é uma cidade com o seu centro histórico bem preservado. Fizemos uma visita detalhada ao palácio de Diocleciano, com uma área aproximada de 29.400m2 entremuros edificado pelo imperador romano do mesmo nome, nos anos dourados do séc IV. Domina a paisagem urbana da cidade, o Templo de Júpiter, mais tarde transformado em batistério, o Peristilo e a catedral. As suas portas de madeira encontram-se ricamente decoradas com cenas da vida de Jesus, talhadas pelo mestre Buvina, nos começos do séc.XIII.
No fim da tarde, regressamos a penates, com um imenso banho de cultura.........mas desejosos de um banho tradicional, já que o mergulho no Mar Adriático de águas límpidas e mornas, está previsto para o meio da semana.

Maria Donzília Almeida

21.08.2012

Legendas: Igreja de S. Donato; entre romanos

- Posted using BlogPress from my iPad

Sem comentários:

Enviar um comentário