terça-feira, 5 de junho de 2012

Cuidar do ambiente



Costa Nova

Celebra-se hoje o Dia Mundial do Ambiente. Um pouco por todo o lado, não faltarão iniciativas para sensibilizar pessoas e comunidades, no sentido de cuidarem e de preservarem a natureza, livrando-a dos sistemáticos ataques que surgem de muitas bandas. A incúria dos inconscientes, nomeadamente das indústrias poluentes e de pessoas sem espírito cívico, está, sem dúvida, na base das principais ofensas à natureza. 
Quando passeamos, sentimos com frequência o prazer da beleza dos campos e jardins asseados, do ar puro que respiramos, dos encantos do mar, rios, rias e florestas, mas ainda da limpeza das ruas e caminhos. E como rejubilamos com crianças educados que já não são capazes de atirar para o lado os papéis e outro lixo! E com os adultos que reciclam o lixo doméstico, com gosto pedagógico que pode chegar, e chega, aos demais membros da família, e não só! 
Aplaudo as autarquias que programam e levam à prática, neste dia e para além dele, iniciativas de educação ambiental, tanto nas escolas como nas instituições. Não é verdade que o futuro mais saudável passa, inevitavelmente, por aquilo que hoje fizermos, sobretudo com os mais jovens? Penso que sim.

Sem comentários:

Enviar um comentário