sábado, 12 de maio de 2012

Santa Joana Princesa




Hoje, 12 de maio, é a festa em honra de Santa Joana Princesa, padroeira da Cidade e Diocese de Aveiro, a que costuma aderir, com devoção, o povo, ligando-se à Câmara Municipal e à Diocese.
É um dia cheio a que gosto de me  associar, tocado decerto pela espontaneidade dos aveirenses que muito me sensibiliza. Há cerimónias cívicas na Câmara e religiosas na sé, culminando o dia dedicado à nossa padroeira com a procissão vistosa, participada e muito bem organizada pela Irmandade de Santa Joana, de colaboração com a paróquia da Glória e demais entidades.
Tanto quanto sei, Santa Joana, a princesa que trocou Lisboa por Aveiro, onde se acolheu para exercitar a sua humildade, longe dos salamaleques da corte e das honras de grandes conventos, marcou a sua presença entre nós pela reflexão, pela oração e pelo cuidado dos pobres, em época de doenças que a insalubridade da laguna provocava. E tanto bastou para que o estar próximo do povo a tenha levado às honras dos altares, passando, natural e primeiramente, pelos tronos que existem nos corações das gentes de Aveiro. Não é por acaso, por isso,  que há pela Santa Princesa tanta devoção por parte dos crentes e tanta estima e respeito dos não crentes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário