segunda-feira, 28 de maio de 2012

Mordomo do Papa promete colaborar com a justiça



«A polémica está instalada em pleno Vaticano e não há meio de acabar. A verdade é que sucessivas más notícias e fugas de informação estão a pôr em causa a habitual reserva da curia romana. Frederico Lombardi, o porta-voz da Santa Sé, veio hoje a público prometer "autêntica transparência" na condução do processo que levou, na semana passada, à prisão de Paolo Gabriele, assistente pessoal (ou mordomo) de Bento XVI. Lombardi assegurou ainda que "nenhum cardeal, italiano ou não italiano está a ser alvo de qualquer investigação".»


NOTA: Este eventual crime do mordomo do Papa, que forneceu à comunicação social documentos secretos, não pode deixar de nos intrigar. Pelo que temos lido e ouvido, trata-se de um servidor solícito e respeitado no Vaticano, muito próximo de Bento XVI, casado e com filhos, com uma vida estável e, suponho, com o futuro garantido. Por que razão terá procedido assim, se é verdade que  o jornalista que divulgou os documentos nada pagou por eles, como reafirmou? 
O mordomo terá sido manipulado ou terá agido movido por um qualquer sentimento de revolta, ao presenciar atitudes e comportamentos menos cristãos de quem o rodeava? Nem assim, em minha opinião, tinha o direito de fazer o que fez, abusando da confiança que nele depositavam. Agora promete colaborar... Mais escândalos? 

FM

Sem comentários:

Enviar um comentário