quinta-feira, 17 de maio de 2012

Festa da Primeira Comunhão na Gafanha da Nazaré

Início da procissão

É preciso descobrir Jesus com os olhos do coração 

No domingo, 13 de maio, na eucaristia presidida pelo Padre César Fernandes, 121 crianças da nossa comunidade receberam, pela primeira vez, Jesus Sacramentado. Foi a festa da Primeira Comunhão, «um dos momentos mais significativos da história das crianças», como foi sublinhado por uma catequista, Ascensão Rocha, no início da cerimónia, com a igreja completamente cheia de familiares e amigos dos meninos e meninas que se apresentaram preparados e bem ensaiados pelas catequistas Fátima Machado, Solange Lima, Cristina Rua, Ascensão Rocha, Carolina Fernandes, Patrícia Teixeira e Maria da Glória Lé, com coordenação de Milu Sardo e orientação cuidada do nosso Prior, Padre Francisco Melo, e seus colaboradores, Padres César e Pedro José. O grupo coral da missa das 10 horas, reforçado pelas vozes das crianças, foi dirigido por Feliz Miguel Caleiro. 
As crianças «dão-se conta de que Jesus é presença concreta a seu lado e que, portanto, já podem enfrentar com mais segurança as dificuldades da vida», foi referido a abrir a eucaristia pela representante da equipa catequética que durante três anos acompanhou os catequizandos. 
À homilia, com as crianças à volta do altar, o Padre César frisou que todas se apresentaram muito bonitas, com as suas túnicas brancas, mas que agora, com a ajuda de Jesus, também ficariam mais puras por dentro. Jesus Cristo vai ficar connosco no pão e no vinho consagrados, mas nós não o podemos ver com os nossos olhos, mas podemos descobri-l’O com «os olhos da fé e do coração», disse. 
O presidente da assembleia eucarística estabeleceu um normal diálogo com os meninos e meninas que o rodeavam, manifestando um alto sentido de proximidade, ao chamar alguns pelos seus próprios nomes e levando-os a refletir sobre o seu nascimento para Cristo pelo batismo, ficando, agora, fortalecidos pela comunhão. 
O Padre César louvou o trabalho dos catequistas e de quantos contribuíram para esta linda cerimónia, recomendando aos pais, familiares e comunidade em geral a urgência de ajudarem os meninos e meninas na caminhada de fé. A este propósito, os catequistas recordaram que as crianças «precisam de ver os pais, irmãos, avós e amigos mais frequentadores da comunidade [católica], não esquecendo a mesa da Palavra e do Pão, onde Jesus quer partilhar com todos os homens o Seu amor, dando-nos o Seu corpo e sangue». 
Depois da eucaristia, seguiu-se a tradicional procissão que seguiu o trajeto habitual, com passagem pelo cruzeiro, incorporando-se nela o Movimento de Schoenstatt, os Escuteiros, a Associação do Coração de Jesus e as Irmandades de Nossa Senhora da Nazaré, S. Pedro e do Santíssimo Sacramento e Almas. Uma aparelhagem sonora valorizou a procissão, com cânticos e reflexões apropriadas. 
No encerramento, as crianças ofereceram flores a Nossa Senhora da Nazaré e todos receberam a bênção do Santíssimo Sacramento. 

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário