Texto de Maria Donzília Almeida
A minha relação com o René... estreitou-se, naquele encontro, com hora marcada! Deixou-me brilhar.... deu-me protagonismo! Daí, em diante, nunca mais se varreu da minha memória esse meeting!
Reporto-me a uma cena tão longínqua, que quase se perde na bruma dos tempos.
Tinha eu os meus frescos dezoito anos e o coração cheio de paixão e filosofia! Encontrámo-nos naquele que iria ser o meu local de trabalho, numa sala de aula, em que perante um mestre que me examinava, eu tinha que dissertar sobre René Descartes. Tratava-se da prova oral do exame de filosofia, no 7.º ano do liceu; depois de ter papagueado a matéria pretendida, o Doutor Godinho pergunta-me pela máxima que tornou célebre este filósofo. — Cogito, ergo sum! Retorqui, com a mesma prontidão, com que o padre recitava a missa, nos tempos em que o Latim só era língua morta nos compêndios de literatura.
— A senhora é de Letras? Inquiriu o examinador, surpreendido com o uso do vernáculo. — Claro que sim! Respondi, com ar ufano de quem fizera uma boa opção. Até hoje, ainda não mudei de ideia!
Aqueles dois anitos de latim, que o Dr José Melo, nos ensinava a brincar, permitiram ali, sintetizar com à vontade, a filosofia do mestre. Se ele foi tão famoso na filosofia, como na matemática, está explicada a nossa grande afinidade: não dizem que o latim é a matemática das Letras? No meu tempo, sim!
Nascido em La Haie, França, em 31 de Março de 1596, é considerado o inaugurador da época moderna da história da filosofia e primeiro representante da corrente racionalista, tendo colocado como núcleo da pesquisa filosófica o problema do conhecimento. Opondo-se, veementemente à tradição escolástica de influência aristotélica, Descartes, sob inspiração do rigor demonstrativo das deduções matemáticas, foi movido pela preocupação de encontrar um fundamento absoluto e irrefutável para as ciências, que pudesse simultaneamente servir-lhes de princípio unificador, na tentativa de criar um sistema universal do saber.
O método cartesiano consiste no Ceticismo Metodológico, que nada tem a ver com a atitude cética: duvida-se de cada ideia que não seja clara e distinta. Ao contrário dos gregos antigos e dos escolásticos, que acreditavam que as coisas existem simplesmente porque precisam existir, ou porque assim deve ser etc., Descartes instituiu a dúvida: só se pode dizer que existe aquilo que puder ser provado, sendo o ato de duvidar indubitável. Baseado nisso, Descartes busca provar a existência do próprio eu (que duvida, portanto, é sujeito de algo — ego cogito ergo sum — eu que penso, logo existo) e de Deus.
Desde então, que neste dia 31 de Março, recordo sempre este meu encontro com a sapiência filosófica!
31.03.2012