Texto de Maria Donzília Almeida
“Os ideais que iluminaram
o meu caminho são a bondade,
a beleza e a verdade”.
Einstein
Nasceu no dia 14 de março de 1879, na cidade de Ulm, região alemã de Württemberg, no seio de uma família judaica.
Este génio do século XX teve uma infância solitária. Isolava-se para ler e ouvir música, não participando nos desportos coletivos. Einstein sempre demonstrou grande aptidão para a compreensão dos conceitos matemáticos. Com 12 anos de idade, aprendeu sozinho Geometria Euclidiana e, quando a sua família se mudou para Milão em 1894, dedicou-se à leitura de inúmeros livros de ciências. "O Livro Popular das Ciências Naturais", escrito por Bernstein em 1869, é considerado como uma das obras que mais o marcou na sua juventude.
Foi sempre crítico dos métodos de ensino praticados na escola pública. Apesar de ter fracos resultados escolares, tinha uma enorme curiosidade em compreender o universo. Estudava apenas o que lhe interessava, o que o caracterizou como aluno sobredotado! Apresentou uma postura autodidacta, afirmando que "preferiria suportar qualquer tipo de castigo a ter de papaguear as coisas aprendidas" e auto-classificava-se como “livre-pensador fanático". Imortalizado pela sua Teoria da Relatividade, a ele se devem verdadeiras pérolas do pensamento filosófico.
Segue-se uma pequena compilação, na grandiosidade da sua obra. É apontado como um exemplo de encorajamento e incentivo para alunos fracos, já que ele, apesar do sucesso alcançado na sua vida adulta, não foi um aluno exemplar! “Nota que Einstein também era fraco a matemática e depois... criou a teoria que o celebrizou!”, é uma frase recorrente em meio escolar, proferida por professores. Há sempre a possibilidade de nos superarmos, pois o trabalho e a perseverança ajudam a ultrapassar dificuldades!
“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.”
“Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.”
“Se a minha Teoria da Relatividade estiver correta, a Alemanha dirá que sou alemão e a França me declarará um cidadão do mundo. Mas, se não estiver, a França dirá que sou alemão e os alemães dirão que sou judeu.”
“Os ideais que iluminaram o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade”.
“Ante Deus somos todos igualmente sábios - e igualmente tolos”.
“Se quer viver uma vida feliz, amarre-se a uma meta, não às pessoas nem às coisas!”
“Uma pessoa inteligente resolve um problema, um sábio o previne.”
“A Matemática pura é, à sua maneira, a poesia das ideias lógicas”
“Eu nunca ensino aos meus alunos. Somente tento criar condições nas quais eles possam aprender.”
“Você entende a relatividade quando vê que 1 hora com a sua namorada” parece 1 minuto, e 1 minuto sentado num formigueiro parece 1 hora”
“Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente-a e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos”
14.03.2012