sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Um livro de João Gonçalves Gaspar: 1.ª República Portuguesa e Igreja Católica


A República abriu um espaço novo de liberdade para a Igreja

No Prefácio de mais este trabalho de João Gonçalves Gaspar, Manuel Clemente, Bispo do Porto, refere: «De grande oportunidade é o presente estudo, na esteira das comemorações do centenário da implantação da República, que deu azo a muitas publicações sobre o assunto.» E adianta que, «Graças a estas publicações, temos hoje uma visão muito mais pormenorizada e circunstanciada do que sucedeu em Portugal nas primeiras décadas do século passado». 
Frisa a seguir que «Monsenhor Gaspar nos dá boas contribuições, com referências documentais que não conhecíamos ou precisavam de integração», referindo que «o equilíbrio dos seus comentários coincide geralmente com o resultado geral das referidas publicações do centenário». 
Por sua vez, João Gonçalves Gaspar diz, na Introdução, citando Bento XVI, aquando da sua viagem apostólica ao nosso país, que «A viragem republicana, operada há cem anos em Portugal, abriu, na distinção entre a Igreja e o Estado, um espaço novo de liberdade para a Igreja, que as duas concordatas de 1940 e 2004 formalizariam, em contextos culturais e perspectivas eclesiais bem demarcadas por rápida mudança. Os sofrimentos causados pelas mutações foram enfrentados geralmente com coragem». 
O autor afirma que o seu propósito se situou em «ordenar alguns factos sobre o que se passou no decurso dos anos da 1.ª República em Portugal, no que concerne às relações entre o Governo e a Igreja Católica». E acrescenta: «se houve pontos negativos com incontroláveis desacatos, injustas perseguições e múltiplas dificuldades que advieram da legislação civil, a Igreja também beneficiou muitíssimo, conquistando a sua própria autonomia, com muita persistência e tenacidade.» 


1.ª República Portuguesa e Igreja Católica, 
de João Gonçalves Gaspar, 
Edição da Diocese de Aveiro, 
novembro de 2011

1 comentário:

  1. Incontroláveis desacatos... Concertesa o autor refere-se aos bens terrenos e registos que de que a igreja foi espoliada pelos republicanos. E estes parece não interessar ao autor!
    No entanto a igreja católica continua a gastar as esmolas que recebe, em obras sumptuosas, em vez de ajudar, alguns católicos que nem comidas tem para os filhos.

    Ângelo Ribau

    ResponderEliminar