domingo, 11 de dezembro de 2011

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 267


DE BICICLETA ... ADMIRANDO A PAISAGEM – 50 



A BICICLETA FIXA 

Caríssima/o: 

As imagens são elucidativas: a evolução da bicicleta foi longe, tão longe que fixa nos permite pedalar e andar parados! 


Era minha intenção escrevenher sobre a bicicleta fixa que fotografei e que habitualmente me estica os músculos das pernas adormecidos de tantas horas sentadas... 
Porém, telefonema para pessoa amiga, um “já sabes que os pescadores foram encontrados” e a resposta: “E tu já sabes que faleceu um primo do teu primo?!”, fizeram esquecer a bicicleta que fixa nos leva ... Nem a adivinha para saber quem faleceu me deteve: 
“Mas como?” 
“Olha, pá, morte estúpida: como era seu hábito, tinha ido dar a sua volta de bicicleta até ao Forte; vinha na descida de quem vem do Cunha, e ao contornar a rotunda à beira da minha casa, foi contra o contentor... e ficou. Bombeiros, INEM, hospital..., mas nada conseguiram fazer para o salvar. 
Aquilo ou ele não travou, ou os travões falharam, olha, não sei, ganhou excesso de velocidade e... 
Bom rapaz: não fumava, não bebia... 
Não se compreende!” 


Não se compreende!... Morte estúpida! 
E de bicicleta!? E tanto se apregoam os benefícios, “faz tão bem andar de bicicleta!”... 
Tantas perguntas, tantos juízos, arquear de ombros, abanar de cabeças... 
Contudo, olhemos de forma positiva para a vida. Fechemos os ouvidos ao piar de aves agoirentas e olhemos a vida bem de frente e rolemos, andemos, giremos ou... sentemo-nos, na certeza, porém, de que devemos ver nos outros o nosso espelho... e a nós também nos pode acontecer! 
E apetece-me terminar como fez o meu amigo depois de respirar fundo: 
“Que descanse em paz! Ámen!” 

Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário