quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Imaculado Conceição, Padroeira de Portugal


Nossa Senhora da Conceição


A Igreja Católica celebra hoje, 8 de dezembro, a Imaculada Conceição. Imaculada significa, naturalmente, sem mácula, sem pecado. Os crentes católicos aceitam, desde tempos imemoriais, que Nossa Senhora foi concebida sem pecado desde os primeiros instantes, precisamente numa perspetiva de vir a ser a mãe do Salvador. Também sempre acreditam, ainda hoje, que a Virgem Maria viveu completamente livre de manchas do pecado.
A Festa da Imaculada Conceição, que se comemora em 8 de dezembro, foi definida como Festa Universal em 1476, pelo Papa Sisto IV. Porém, o dogma católico da Imaculada Conceição foi declarado pelo Papa Pio IX, por bula,  em 8 de dezembro de 1854.
É justo lembrar que este dogma, como outros, tem bases bíblicas e goza do apoio dos Padres da Igreja, quando afirmam que era necessário que a Virgem Maria estava completamente livre de pecado para poder gerar seu filho Jesus.

Entretanto, o rei D. João IV, nas cortes, levou os três estados (Clero, Nobreza e Povo), em 28 de dezembro de 1645, a eleger Nossa Senhora da Conceição defensora e protetora de Portugal e seus territórios. Um ano depois, em 25 de março de 1646, foi deliberado elevar Nossa Senhora da Conceição à dignidade de Padroeira de Portugal. Perante a corte, D. João IV pronunciou a seguinte declaração: «Assentamos tomar por padroeira de Nossos Reinos e Senhorios a Santíssima Virgem, Nossa Senhora da Conceição, na forma dos Breves do Santo Padre Urbano VIII, obrigando-me a aceitar a confirmação da Santa Sé Apostólica e lhe ofereço em meu nome e do príncipe D. Theodósio, e de todos os meus descendentes, sucessores, Reinos, Senhorios e Vassalos a Sua Santa Caza da Conceição sita em Vila Viçosa.»
Segundo a tradição, desde essa data, os reis de Portugal prescindiram de usar a coroa real, como é conhecido pelos portugueses.



Sem comentários:

Enviar um comentário