quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

1.º de dezembro, um feriado a eliminar...

Celebra-se este ano, provavelmente pela última vez, de forma oficial, o dia da restauração de Portugal. Segundo rezam as crónicas, o 1.º de dezembro vai ser um dos quatro feriados a extinguir. Os feriados, que poucos portugueses mobilizam para comemorações condignas, são, fundamentalmente, dias de descanso e de lazer. Quando muito, levam alguns a pensar nas razões que os justificaram. E já não é muito mau. Contudo, sabe-se que a nossa juventude está a leste dessas histórias de vivência que os nossos antepassados protagonizaram.
Quanto ao 1.º de dezembro, que se evoca como dia da libertação do jugo espanhol, com a entrega da coroa ao duque de Bragança e futuro D. João IV, ele significou, em especial, um gesto de amor pátrio e de consciência cívica do nosso povo. Haverá outras leituras, mas a ideia que ficou, entre o povo, resume-se à noção da reconquista da nossa independência.
Confesso que tenho dúvidas sobre os feriados que podiam ser eliminados. Alguns dias santos, de certo modo equiparados a feriados, poderão celebrar-se aos domingos. De resto, parece-me mal atirar para o saco do esquecimento certas datas tão marcantes da nossa vida cívica, como é o caso do 1.º de dezembro. Além do mais, uns dias de folga sabem sempre bem, embora as pontes que suscitam provoquem quebras na produção de algumas empresas, sobretudo numa fase difícil da economia nacional e até internacional.

1 comentário:

  1. Qualquer dia, por este andar, o povo vai pedir a abolição dum feriado que está a perder o significado! 25 de Abril! Conquista da democracia! Onde está ela? Só no dicionário! No dia 1 de Dezembro, também comemoramos a Restauração da Independência de Portugal e.......agora dependemos da Troika! Temos, aí, o Natal, em que podemos erguer as nossas preces ao Menino, pedindo-lhe que ilumine os nossos políticos, para poderem fazer alguma coisa pelo bem comum e não só pelo seu bem-estar!

    ResponderEliminar