quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dia Mundial do Mar - 16 de novembro




Ó MAR SALGADO

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Fernando Pessoa


NOTA: Poema sugerido por Maria Donzília Almeida, com o seguinte texto:

Dennis Torres

 «Lembrei-me que hoje se comemora o Dia Mundial do Mar!
Queria só, daqui, enviar uma pequena homenagem a todos os homens do mar, com especial destaque para os meus familiares e amigos, que passaram as procelas desse gigante. Incluo aqui, com muito orgulho, o Mr Dennis Torres, que integra o corpo dos Mariners dos Estados Unidos, combateu patrioticamente na guerra do Iraque e regressou ileso com a condecoração de herói!»

1 comentário:

  1. Quero só dizer, que este poema de Fernando Pessoa, sempre me marcou desde menina e moça! Talvez pela proximidade do "nosso" mar, ali na Barra e Costa Nova. Declamava este poema, nas festas do liceu e afins!
    Quanto ao mancebo, Dennis Torres, ainda ten sangue do meu, a correr-lhe nas veias! É meu sobrinho e Americano de gema.With the uniform.....he is a "bird"! Hug for him!

    ResponderEliminar