sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Dia de S. Martinho - que não faltem as castanhas e a jeropiga



Quem pode esquecer o Dia de S. Martinho? Penso que a Troika não nos vai incomodar hoje por causa das castanhas assadas e da jeropiga que teremos de saborear... Eu cá por mim vou celebrar o S. Martinho de maneira modesta. O Google lembrou a efeméride, pois sabe quanto apreciamos estas celebrações, mesmo sem feriado... Vejam o que escrevi no meu Galafanha. Um pequeno texto que poderá servir de ponto de partida para outras recordações. Estou agora a lembrar-me dos magustos que se faziam nas escolas. Os alunos carreavam as bicas e até traziam algumas castanhas. Depois, à volta da fogueira, em que se confundiam as castanhas com o fumo e as cinzas, esperavam-se as prometidas. Os alunos, enfarruscados alguns no seu todo, menos na alma, atiravam-se à caça. Não faltavam  os açambarcadores que procuravam encher o saco, primeiro, para depois as degustarem. Perdiam os que apanhavam e comiam logo. Aí se via quem tinha vocação de comerciante.... 

1 comentário:

  1. Ó Profesor, que saudades dos bons velhos tempos, em que as Escolas Primárias faziam o seu magusto de S. Martinho! Ainda me lembro de as professoras disporem os alunos, enfileiradinhos, em cima do muro! Naqueles tempos, não eram precisas redes para protegerem a escola! Eram sempre poucas as castanhas que cabiam a cada um, embrulhadas em cartuchos de jornal! Hoje? Estaria logo ali a ASAE, a reprovar o ato! E os professores que transgredissem, seriam, no mínimo,penalizados! Ah! Este ano o S. Martinho parece estar zangado connosco e não nos deu aquele sol radioso de que tanto gostamos! Será pelo chorrilho de asneiras que os políticos têm andado a fazer? Será que chegou alguma coisa aos ouvidos de S. Martinho? As fraudes, os crimes, os atropelos, são de bradar aos céus!
    Mas, como os Portugueses não se medem todos pela mesma bitola,(!?) o querido S. Martinho deu-nos um dia de chuva, muito mansinha e fez subir o mercúrio nos termómetros!
    S. Martinho, dou-te beijos
    Pois nos deste uma abertinha
    Atendes os nossos desejos
    Só nos deste uma morrinha!

    ResponderEliminar