domingo, 11 de setembro de 2011

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 254

DE BICICLETA... ADMIRANDO A PAISAGEM – 37



A BICICLETA E A TECNOLOGIA... 

Caríssima/o: 

Era nesta época, e muito especialmente na “peregrinação” ao S. Paio da Torreira, que a nossa 'máquina' era obrigada a dar tudo quanto tinha... Depois dos parafusos bem apertados e de oleada até ficar besuntada, era posta à prova para ver o grau de resistência e mostrar a confiança que nos merecia para o longo ano lectivo que se aproximava... 
De facto, a bicicleta evoluiu até chegar ao que temos hoje. A verdade, porém, é que os aperfeiçoamentos neste veiculo simples e saudável foram desenvolvidos e criados por pressão dos utilizadores que queriam cada vez mais um brinquedo melhor. Quem diz isto são especialistas do mundo inteiro. 
Durante mais de um século pouco ou nada mudou. Até que os que a usavam não como simples transporte, mas como uma fonte de prazer, forçaram para que a bicicleta se tornasse no que ela é hoje. 
Indiscutivelmente, a bicicleta é uma forma popular de entretenimento e recreação. Outros campos de actividade humana foram adoptados: exercício para adultos, brinquedos infantis, aplicações militares e policiais, bicicletas desportivas e serviços de entrega. Assim com o passar do tempo, a humilde bicicleta assumiu várias funções.
Nos nossos dias, os novos aperfeiçoamentos nas bicicletas ocorrem no sentido de melhorar cada tipo de bicicleta, tornando-as cada vez mais eficazes para os desportos de competição ou mais confortáveis para o lazer. 
Hoje existem bicicletas específicas para cada actividade desportiva e específicas para as necessidades de cada utilizador, tamanha foi a evolução ao longo dos anos. 
 Assim temos bicicletas de Ciclismo de Estrada, de BTT ou Bicicleta de Todo-o-terreno, de BMX e de passeio. 
Por aquilo que cada um conhece, fácil lhe é imaginar a diversidade de características, de peso e de preço. 
Só para terminar e arrumar um pouco os nossos conhecimentos, direi que existem muitas modalidades praticadas actualmente, basicamente classificadas em 3 estilos: 
- Ciclismo Tradicional (de velocidade) 
- BMX (Bicicross) 
- MTB (Mountain Bike). 
Como se vê, o português já foi... e resta-nos a consolação de, com todas as nossas limitações de máquinas, apoios e treinos, os nossos jovens já se entretinham a escalar paredes, subir escadas e pedalar sobre os muros das Portas d'Água... Para que se saiba! 

Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário