domingo, 11 de setembro de 2011

Gafanha da Nazaré: Rua António Nobre




“O livro mais triste que há em Portugal”


A Rua António Nobre fica situada perto da igreja matriz da Gafanha da Nazaré e liga a Av. José Estêvão à Rua Gago Coutinho. É uma rua pequena, mas muito movimentada, já que está na zona central da cidade.
Quando olho para as ruas e seus nomes de batismo, não consigo fugir à tentação de comparar, por vezes, a pequenez e simplicidade de algumas vias com a grandeza dos nomes que ostentam. Aqui, essa sensação acentua-se, pois António Nobre merecia mais, no meu entender. Contudo, não é fácil fazer coincidir a importância de uma rua com a pessoa homenageada.
Este poeta ultra-romântico e saudosista nasceu no Porto em 16 de agosto de 1867 e faleceu na Foz do Douro, em casa de seu irmão Augusto Nobre, cientista, político e professor da Universidade do Porto, em 18 de março de 1900, curiosamente o ano do falecimento de Eça de Queirós, com quem se cruzou na vida, em Paris, onde o escritor de "A cidade e as serras" era Cônsul de Portugal.
António Nobre frequentou o curso de Direito da Universidade de Coimbra. Desistiu e seguiu para Paris, tendo frequentado a Escola Livre de Ciências Políticas, onde se licenciou em Ciências Jurídicas. De regresso a Portugal, não pôde iniciar qualquer carreira profissional, por motivo de doença. A tuberculose levou-o a procurar alívio na Suíça e na Madeira.
Este poeta publicou em vida um único livro de poemas, intitulado "Só", no qual deixa transparecer sentimentos de tristeza e de nostalgia, talvez provocados pela doença de que sofria e que ele sabia ser fatal. Morreu cedo, aos 33 anos, mas deixou outros escritos que vieram a lume a título póstumo, nomeadamente, "Despedidas"(1902) e "Primeiros Versos" (1921). Mais tarde, ainda foram publicadas “Cartas Inéditas de António Nobre” (1934), “Cartas e Bilhetes Postais a Justino Montalvão” (1956) e “Correspondência” (1967).
"Só", obra que na minha juventude foi muito lida e apreciada, não deixou de ser considerada pelo autor como "o livro mais triste que há em Portugal". E quando o lemos, poema a poema, sentimos a dor que lhe ia na alma.

Fernando Martins

********************

Georges! anda ver o meu país de Marinheiros
O meu país das naus, de esquadras e de frotas!

Oh as lanchas dos poveiros
A saírem a barra, entre ondas e gaivotas!
Que estranho é!
Fincam o remo na água, até que o remo torça,
À espera de maré,
Que não tarda aí, avista-se lá fora!
E quando a onda vem, fincando-o com toda a força,
Clamam todas à uma: «Agôra! agôra! agôra!»
E, a pouco e pouco, as lanchas vão saindo
(Às vezes, sabe Deus, para não mais entrar...)
Que vista admirável! Que lindo! que lindo!
Içam a vela, quando já têm mar:
Dá-lhes o Vento e todas, à porfia,
Lá vão soberbas, sob um céu sem manchas,
Rosário de velas, que o vento desfia,
A rezar, a rezar a Ladainha das Lanchas…
(…)

Do livro "SÓ"

Sem comentários:

Enviar um comentário