domingo, 10 de abril de 2011

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 232

DE BICICLETA ... ADMIRANDO A PAISAGEM - 15



O VELOCÍPEDE DE MICHAUX


Caríssima/o:

O primeiro pedal surgiu em 1855, inventado pelo francês Ernest Michaux, com a ajuda do seu filho, Pierre Michaux, de apenas 14 anos de idade. Instalou-o num veículo de duas rodas traseiras e uma dianteira; os pedais eram ligados à roda dianteira e o invento ficou conhecido como "Velocípede".
Em 1861, Pierre Michaux (1813 - 83) aplicou os mesmos pedais a um velocípede com apenas duas rodas, mas agora adaptados directamente à roda da frente.
Logo nos primeiros exemplares, construídos em 1861, nota-se uma preocupação estética com o prolongamento até à frente da haste sobre a qual está colocado o selim.
No início os pedais eram grosseiros. Um contrapeso em bronze mantinha a sua parte superior sempre paralela ao solo.
O selim era da maior simplicidade, constituído por uma peça metálica em forma de sela ligada ao quadro.
Para travar rodava-se o guiador para trás o que fazia esticar um cabo forçando um calço de encontro à chapa metálica da roda traseira.
Pierre e seu filho Ernest fundaram, com sucesso a primeira fábrica de bicicletas do mundo, com 200 operários. A sua máquina, apesar da estrutura de ferro e madeira lhe ter valido a alcunha de "Chucalha-ossos", rapidamente conquistou grandes entusiastas.
Toda a Europa multiplica esforços para aperfeiçoar a bicicleta e os aperfeiçoamentos sucedem-se um após o outro rapidamente. Os novos veículos começam a ser usados com todo o equipamento de campismo e a ser levados para excursões longas nas estradas da Europa, surgindo assim o cicloturismo.

O crescente número de entusiastas, destes veículos “obrigou” as autoridades de Paris, a criar, por volta de 1862, caminhos especiais para os velocípedes nos parques. O objectivo era evitar que se misturassem com charretes e carroças.
Surgiram, assim, as primeiras ciclovias, no mesmo ano em que é divulgada a primeira estatística: Pierre e Ernest Michaux conseguem fabricar 142 unidades em 12 meses. Cada uma era vendida, na época por um preço exorbitante: 450 francos.
Por volta de 1865, fabricavam já cerca de quatrocentas por ano.
Nesta altura um velho empregado de Michaux levou a bicicleta para a América.

Em 1868, teve lugar a 1ª prova masculina com bíciclos, vencida pelo inglês James Moore, no Parque Saint Cloud, em Paris. A 1ª prova feminina, ocorrida no parque Bordelais, em Paris, aconteceu no dia 1º de novembro, desse mesmo ano.

Uma coisa é certa: a bicicleta não seria o que é hoje se, em 1861, o genial Pierre Michaux não tivesse tido a ideia de adaptar pedais à roda anterior de uma draisiana que estava a ser reparada na oficina do seu pai.

Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário