E SURGIU O BICICLO ...
Caríssima/o:
Ao que tudo indica desde que as primeiras draisianas foram para as ruas sempre se pensou em dotá-las de um sistema de propulsão que não fosse feito pelo andar do seu condutor. A primeira a ser adaptada com pedais surgiu em 1839, criada pelo ferreiro escocês Kirkpatrick Macmillan (1810-1878).
Ele aproveitou o conceito da máquina criada por Drais, redesenhou a viga central que ligava as duas rodas, e adaptou um sistema de propulsão por pedais em balanço ligados a um virabrequim [cambota] no eixo da roda traseira por meio de alavancas. O ciclista accionava o sistema em paralelo à roda dianteira, com os pedais movimentando-se para a frente e para trás. Este sistema era semelhante ao daqueles carrinhos de pedais usados pelas crianças. A bicicleta ficou com mais rapidez e estabilidade.
Foram quatro anos de árduas experiências. MacMillan percorria com ele o caminho de 22km entre o seu povoado, Courthill, e a capital do condado, Dumfries. Curiosamente, Mac Millan foi preso e multado por ter atropelado um menino em Courthill, Drumfrieshire...
Sem vocação para os negócios, MacMillan não sabia ao certo o que fazer com o veículo, que logo foi esquecido. A bicicleta funcionava bem, mesmo assim não se popularizou.
Até que em 1855, MacMillan e o seu filho, de apenas 14 anos de idade, adaptaram os pedais ao eixo dianteiro, e aumentaram o tamanho da roda dianteira, exigindo menos força do ciclista, e possibilitando uma posição mais confortável sobre a bicicleta, apesar do invento pesar aproximadamente 45 Kg. Era o surgimento do “Biciclo” (ou Velocípede)!
Em 1868, aconteceu em Paris a primeira prova de Biciclos, no Parque Saint’Cloud, vencida pelo inglês James Moore, que foi considerado o primeiro campeão de ciclismo do Mundo!
Manuel