domingo, 19 de dezembro de 2010

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 215

PELO QUINTAL ALÉM – 52


O AZEVINHO
A
Padre Manuel Ribau Lopes Lé,
Dr. Quirino e Esposa Prof. Irene

Caríssima/o:

a. Imagem que é como que uma provocação!
Ter azevinho no quintal sem as bagas vermelhas era consumição e motivo de certa «tristeza»: Por que é que não dá bagas?
Recordação de viagem à Escócia, esperou e cresceu e este ano aí estão os vermelhos coloridos. Foi um encantamento!
E como decorou a casa!... (Cortaram-se alguns, poucos, ramos que estavam atravessados e a prejudicar o equilíbrio da planta.)
e. Também não me recordo de azevinhos pelas nossas paragens e ramos com bagas só em figuras de cartões de boas festas.

i. Usada como planta decorativa em jardins e sebes, suporta bem as podas frequentes, sendo também muito resistente à poluição urbana.
A sua madeira é branca, homogénea, pesada e de boa qualidade, o que a torna muito cobiçada para a marcenaria. Pode, inclusive, substituir o ébano se for tingida de negro, sendo utilizada na confecção de peças de instrumentos musicais, entre outros. Contudo, apesar de muito dura e difícil de trabalhar, é óptimo combustível para lareiras.

o. As bagas não devem ser utilizadas pois possuem uma substância que as torna tóxicas. A sua ingestão provoca sintomas gastrointestinais de grande violência - vómitos, diarreia e dores intensas.
As partes utilizadas em fitoterapia são as folhas e a casca.

u. Curiosidades:


1. Nomes comuns: Azevinho, Azevinho-espinhoso, Aquifólio, Espinha-sempre-verde, Pica-folhas, Pica-ratos, Teio, Vidreiro, Visqueiro, Zebro.

2. O facto de ser uma árvore muito apreciada e também muito procurada na quadra natalícia, fez com que actualmente se encontre em risco de extinção, sendo totalmente proibida a sua colheita no nosso País. O Decreto-Lei nº 423/89, de 4 de Dezembro, é categórico e explica que “é proibido, em todo o território do continente, o arranque, o corte total ou parcial, o transporte e a venda do azevinho espontâneo”. Para além disso, pode ler-se ainda que se trata de uma contra-ordenação punível com coima de 100 a 1000 euros, se for violado o disposto no artigo anterior, bem como dez mil euros se a contra-ordenação for praticada por uma pessoa colectiva.

3. Muito se podia escrever sobre costumes e tradições; apenas umas curiosidades:

As civilizações pagãs, durante o solstício de Inverno, tinham por hábito decorar as casas com verdura que, segundo elas, tinham poderes mágicos. O azevinho entre os Romanos era trocado como presente, considerando-o como símbolo de paz e felicidade, e os magos celtas usavam-no como antídoto contra venenos; na Inglaterra, por exemplo, era considerado sagrado. Habitualmente é utilizado na decoração, lembrando a todos, com as suas folhas sempre-verdes, que mesmo na morte invernal existe a promessa do renascimento. Existem variadas práticas mágicas que utilizam o azevinho, desde o simples plantio de um exemplar para protecção da casa até à confecção de talismãs para atrair o Amor.

4. Símbolo da previdência : a natureza deu-lhe espinhos nas folhas mais rasteiras; mas, se o arbusto crescer, as folhas do cimo, fora do alcance da gulodice dos animais, são flexíveis e sem espinhos.

5. E por fim, salientar que na cidade de Vila Real, cidade dos azevinhos, vem-se desenvolvendo um projecto cujo objectivo é plantar um exemplar em cada um dos jardins da cidade.

Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário