sábado, 4 de dezembro de 2010

Gafanha da Nazaré: Cortejo do Reis à procura de renovação

(Foto do meu arquivo - 2009)


Como manda a tradição, o Cortejo dos Reis vai realizar-se no próximo dia 9 de Janeiro, este ano sob o signo da renovação.
Foi constituído um grupo dinamizador, com o objectivo de se revitalizar a mais antiga tradição da comunidade paroquial, que tem envolvido, ao longo de muitas décadas, o povo da nossa terra. Pretende-se implementar mais dignidade nesta festa, aproveitando ao máximo o que foi mantido e resguardado por muitos paroquianos.
O guarda-roupa dos figurantes e actores dos autos está a ser renovado, as músicas e cânticos estão a ser ensaiados e tudo se conjuga para que o próximo Cortejo dos Reis se apresente com um aspecto mais arejado, suscitando mais interesse e muito mais participação.
À Catequese foi recomendado que trouxesse para a rua, nesse dia, «Os Reis dos nossos Avós», rebuscando nas arcas trajes verdadeiramente antigos, preferencialmente dos nossos bisavós, ou outros confeccionados a partir de fotografias de tempos idos.
O Cortejo vai ter início mais cedo, às 8.30 horas, para culminar na igreja matriz, por volta do meio-dia, com o Beijar do Menino.

Em Remelha, à hora indicada, será a visita do Anjo a anunciar aos Pastores a vinda do Salvador e o Encontro dos Reis Magos. No Cruzeiro, teremos o Encontro dos Pastores e na Marinha Velha haverá a Fonte de Elias. No cruzamento das Caçoilas, desaparece a Estrela-guia e junto da igreja, na parte lateral, o Rei Herodes intervirá no seu palácio. O Beijar do Menino, momento sempre emocionante, será logo a seguir na igreja matriz, ao som de cânticos que bailam no nosso espírito desde há muito tempo.
Os peditórios vão ser feitos com recurso a latas fechadas, numeradas e identificadas, para emprestar uma certa idoneidade ao acto tão sério, como é o de pedir e de contribuir para a igreja matriz, através do cortejo. O leilão das prendas oferecidas ao Menino-Deus terá lugar na parte da tarde, no salão Mãe do Redentor.
Se há o espírito de renovação no ar, sugere-se que todos os grupos que venham a organizar-se ponham mais cuidado na sua apresentação, estudando, com algum rigor, cenas de tempos que já lá vão. Revivendo o passado, na forma de ser e de estar e na manifestação da fé, estaremos a dar nos nossos dias, aos mais novos e a quem chega e nos visita, autênticas lições de história.

FM

4 comentários:

  1. Vou transmitir uma ideia que hà muito ocupa o meu pensamento.
    Não será altura de incluirmos no nosso Cortejo dos Reis Magos um rei preto autêntico, quero dizer, dár este papel a um africano dos muitos que hoje fazem parte da nossa comunidade, caso algum esteja dispunível?
    É uma ideia que me persegue desde criança, logo que me apercebi que o rei preto era um branco com a cara enfarruscada, o que me soava a falso. Nesse tempo não havia cá ninguem de etnia negra , hoje se o conseguíssemos era um factor de inclusão e uma forma de enriquecer o Cortejo.
    Fica a ideia no ar.

    Cumprimentos

    João Marçal

    ResponderEliminar
  2. Estou plenamente de acordo, meu caro João. Seria até um maneira de homenagear a comunidade africana que vive entre nós....

    Um abraço

    FM

    ResponderEliminar
  3. Já há ucranianos integrados no nosso cortejo, sabia?

    JM

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar