quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Confraria Gastronómica do Bacalhau inaugura Sede Social em Ílhavo

Placa descerrada na nova sede da Confraria

Com a presença dos Confrades, dos responsáveis da banda Música Nova, Agostinho Flor e Fernando Maio, e de António Silva da Junta de Freguesia de S. Salvador, realizou-se, no passado dia 29, a inauguração da sede da Confraria Gastronómica do Bacalhau, que fica situada no Centro Histórico de Ílhavo, (Sete Carris), Viela da Banda Música Nova.
A entrega deste espaço à Confraria resulta dum protocolo recentemente assinado pela Câmara, Música Nova e Confraria, no qual a banda Ilhavense cede à referida Confraria a sua anterior sede, enquanto a autarquia se compromete a manter a Música Nova nas antigas instalações da Escola Preparatória, até à construção da Casa da Música, na antiga Escola Primária n.º1.



Na inauguração foi descerrada uma placa alusiva à data assim como três fotografias dos três fundadores da Confraria, João Reigota, que foi o 1.º. Grão-Mestre, Luís Ribeiro e Manuel Eirol. O Confrade João Madalena, actual Grão-Mestre, após ter agradecido a presença de todos os Confrades e convidados, congratulou-se com a mobilização dos Confrades na remodelação da sede e na angariação de mobiliário, apelando ao aumento da Biblioteca da Confraria, em especial de livros e suportes informáticos relativos ao Bacalhau. Após elogiar os fundadores, também fez referência aos Confrades já falecidos, Francisco Marques e Adriano Nordeste.
O Presidenta da Câmara enalteceu a importância da homenagem feita pelos actuais responsáveis da Confraria aos três fundadores da instituição, congratulando-se com o entendimento havido com a banda Música Nova, Câmara e Confraria num exemplo a seguir por outras instituições. Agostinho Flor manifestou satisfação pela inauguração, assim como João Reigota e Manuel de Eirol que afirmou: ”A amizade na Confraria não se compra, cria-se!”
O Bacalhau e o Mar são os principais temas que brevemente irão ser apresentados aos Confrades e convidados, em palestras com várias personalidades, visionamento de filmes, encontros temáticos com outras Confrarias e instituições, como Centros de Turismo, Escolas de Hotelaria e profissionais de restauração.
A manutenção e melhoramento do Site (confrariabacalhauilhavo.org) com milhares de visitantes, o apoio à organização do Festival do Bacalhau, a presença em feiras e convívios gastronómicos em Portugal, Espanha e Itália e a divulgação pelas escolas do Concelho de Ílhavo da epopeia que foi a pesca do bacalhau à linha, são actividades que continuam a merecer de todos os Confrades grande valor cultural na defesa do património gastronómico e em especial do Bacalhau.

Sem comentários:

Enviar um comentário