sábado, 11 de dezembro de 2010

A Caminho do Natal

Padre Francisco Melo

O Natal precisa de ser assumido como um desafio

Francisco Melo

O Natal está mais uma vez a chegar. A nossa diocese e consequentemente a nossa paróquia apontam-nos um caminho de advento que nos leve a deixar acontecer verdadeiramente o natal na vida e coração de cada um de nós. O caminho tem como lema “JESUS VEM! REZA E ACOLHE”.
Importa em primeiro lugar dar ao Natal o que lhe pertence e o fez nascer: JESUS CRISTO. O Natal tem como acontecimento fundante a vontade de Deus-Pai de ser um como nós, de viver a nossa condição, de assumir-se homem para nos dizer que a nossa existência faz sentido e a realização e felicidade plenas são possíveis. É por isso que Natal é encontro, é humildade, é carinho, é entrega. Natal significa tudo o que de melhor existe no ser humano.
Em segundo lugar importa purificar tudo o que está a tornar este acontecimento originalmente tão significativo humanamente num acontecimento que chega a criar um ambiente fastidioso. Natal não são prendas, nem compras, nem almoços e jantares de natal, etc, etc. Natal é a celebração deste Deus que não nos abandona e que desafia o homem a olhar a sua dimensão divina.
Em terceiro lugar o Natal precisa de ser assumido como um desafio. A consciência da bondade de Deus leva-me na vida à imitação dessa mesma bondade. Não vejo como possa ser de outro modo.
Em tempos de crise económica e financeira poderemos hoje e aqui ter uma oportunidade para ver que o que absolutizamos tantas vezes, o consumismo, afinal não são o único caminho para a verdade e a felicidade.
Pela oração poderemos ver este Jesus Cristo que vem e desta consciência partir para o acolhimento.
Feliz e Santo Natal para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário